Carregando...

4 Programas para Monitorar a Temperatura do PC

Publicidade

Não importa o quanto você cuida do seu PC, às vezes ele simplesmente fica muito quente. Isso pode ser um sinal de que há algo errado com o seu sistema e, se não for tratado, pode levar à deterioração do hardware. Felizmente, existem diversos programas que podem ajudar a monitorar a temperatura do seu PC e alertá-lo sobre qualquer problema. Neste artigo, apresentaremos os 4 melhores programas para monitorar a temperatura do PC.

Primeiramente, para mantê-lo funcionando de forma otimizada, seu computador precisa operar em uma temperatura ideal. Essa tarefa fica a cargo do programa de monitoramento de temperatura, que se encarrega de controlar o calor gerado pelo seu PC. O programa para monitorar a temperatura do PC é um software que ajuda você a manter o seu computador funcionando perfeitamente, sem sobrecarregar o sistema. Enfim, ele fornece uma interface gráfica amigável que mostra a temperatura atual do seu PC.

Além disso, você pode configurar o programa para emitir um aviso quando a temperatura do seu PC estiver próxima dos limites, para que você possa tomar as medidas necessárias para evitar um problema, mantendo o seu PC em uma faixa de temperatura segura também prolongará a sua vida útil.

Publicidade
4 Programas para Monitorar a Temperatura do PC

Quais são os melhores programas para monitorar a temperatura do pc?

O monitoramento da temperatura do seu computador é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, permite que você identifique problemas de hardware antes que eles causem danos irreparáveis ao seu sistema. Além disso, manter o seu PC em uma faixa de temperatura segura também prolongará a sua vida útil.

Existem vários programas disponíveis para monitorar a temperatura do seu computador, mas escolher o melhor pode ser um desafio. Aqui estão 4 dos melhores programas para monitorar a temperatura do PC:

  1. CPU-Z
  2. Core Temp
  3. SpeedFan
  4. HWMonitor

Todos eles vêm com várias ferramentas úteis, como um gráfico que mostra a temperatura atual do seu PC, e também permite que você configure alarmes para notificá-lo quando o seu PC atingir determinadas temperaturas. 

Publicidade

Dicas para diminuir a temperatura do seu PC

Não deixe seu computador sobrecarregado. Isso significa que você não deve deixar muitos programas abertos ao mesmo tempo. Se você não estiver usando um programa, feche-o. Se você não precisar da sua internet, desconecte-se. Tudo isso pode ajudar a diminuir a temperatura do seu pc. 

Quando você está executando muitas tarefas em seu computador, ele pode ficar lento e superaquecido. Aqui estão algumas dicas para evitar isso:

Uma forma simples de diminuir a temperatura do seu pc é através do uso de um ventilador. Você pode comprar um ventilador especificamente para isso ou simplesmente usar um ventilador comum para direcionar o ar para o seu computador. Se nenhuma dessas dicas funcionar, talvez seja hora de levá-lo para uma assistência técnica.

Programas que aumentam a temperatura do seu PC

Os programas que aumentam a temperatura do PC são geralmente projetados para executar tarefas intensas em computadores. Isso pode incluir processamento de vídeo, renderização 3D ou outras tarefas que exijam muito da CPU ou da GPU. Quando estes programas são executados, eles aumentam significativamente a temperatura do seu PC. Enfim, se você notar que o seu PC está ficando mais quente do que o normal, o primeiro passo é fechar todos os programas que estão sendo executados. 

Em seguida, verifique se há algum programa em execução que pode estar causando o problema. Se você encontrar um programa suspeito, tente desinstalá-lo e reiniciar o seu PC. Isso pode acontecer por diversos motivos, como um processo em segundo plano que está usando muitos recursos do sistema ou até mesmo um vírus. Se você notar que o seu PC está ficando cada vez mais quente, é importante checar quais programas estão rodando e terminar aqueles que não são essenciais. 

Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é usar o Gerenciador de Tarefas do Windows. Para abri-lo, basta pressionar Ctrl + Shift + Esc no teclado. Você verá uma lista dos programas em execução, bem como algumas informações sobre quanto cada um está usando CPU, memória e disco rígido. Se você vir um programa que está consumindo muitos recursos, pode ser o culpado pelo aumento da temperatura do seu pc. 

Publicidade