Se você tem ou teve dor de dente, ou, por algum motivo, teve a saúde bucal comprometida, já pensou em como conseguir um implante dentário pelo SUS.
É justamente isso que iremos abordar neste conteúdo para que você possa entender todos os processos necessários e assim conseguir o implante.
Assim, leia esse conteúdo até o final para poder compreender todos os detalhes e saber se você tem ou não direito.
O implante dentário é um suporte feito de metal, posicionado na boca.
Neste caso, é necessário a cirurgia para colocar o metal no osso maxilar abaixo da gengiva e assim, substituir as raízes dentárias.
Depois de colocados, o dentista consegue montar os dentes substitutos.
O implante dentário feito pelo SUS, acontece através do Brasil Sorridente, um programa criado pelo Governo em 2003.
A ideia é oferecer tratamento dentário para todas as pessoas que necessitam, mas, não tem dinheiro para pagar por eles.
Entretanto, não são todas as cidades que oferecem o benefício e, neste caso, é importante verificar se a sua localidade é uma delas.
O Brasil Sorridente é um programa, desenvolvido em 2003, pelo Ministério da Saúde, cujo foco era ajudar a população a partir da Política Nacional de Saúde Bucal.
Assim, a ideia era conseguir realizar procedimentos de saúde bucal para os brasileiros que precisavam.
A partir de então, o Brasil Sorridente oferece prevenção a saúde bucal das pessoas, assim como a recuperação e, o implante.
O Brasil Sorridente oferece diversos serviços à população, cujo objetivo é ajudar a manter a saúde bucal.
Entre os serviços principais estão implantes dentários, limpezas, extrações, restaurações, exames bucais para detecção de câncer, retirada dos sisos, tratamento de cáries, aplicação de flúor.
Além disso, pode realizar biópsias, colocar aparelho dental gratuito e outros tipos de cirurgias.
Caso a sua cidade seja uma das que pode oferecer o implante, você vai precisar marcar uma consulta para ter a situação avaliada.
Depois de confirmar que você precisa de um implante, o especialista vai te encaminhar para outro profissional fazer a verificação.
Neste caso, irão marcar a sua consulta, que pode demorar de 30 a 90 dias para acontecer. Quando ela acontecer, você vai precisar fazer alguns exames.
Será o próprio SUS que irá pedir que você realize os exames, ou seja, todos serão gratuitos, mas, é fundamental que antes de ser feito o implante o médico consiga avaliar o osso que está embaixo da gengiva.
Normalmente, é preciso marcar a radiografia panorâmica e tomografia computadorizada.
Assim, a ideia é mostrar a situação da altura do osso da sua boca e o outro verificando a precisão do osso.
Nem todo mundo tem direito a solicitar o implante dentário pelo SUS e, neste caso, os elegíveis precisam ter mais de 18 anos, ter o cartão do SUS, frequentar o dentista, ter oclusão adequada e não ter nenhuma doença sistêmica.
Além disso, o SUS limita o paciente ao implante de seis dentes.
Assim, caso seja necessário implantar mais dentes, vai ser preciso aguardar o período de dois anos para fazer a solicitação novamente.
Existem alguns casos que recebem prioridade de atendimento no implante dentário do SUS.
A prioridade é para pessoas que perderam o dente, principalmente da frente, devido a um acidente.
Assim, caso a mastigação do paciente esteja prejudicada ou que impacte negativamente na vida do paciente, ele tem prioridade.
Se você deseja realizar o implante dentário, você precisa estar com a saúde do corpo em dia.
Pessoas que tenham pressão alta, doenças crônicas, infecções, diabetes e anemia podem realizar o implante, mas somente com acompanhamento médico.
Por outro lado, você não poderá marcar o implante se utiliza remédios da família bifosfonatos, pois, esse tipo de medicação inibe a remodelação óssea. Crianças e adolescentes que ainda não tem o ciclo de crescimento finalizado, também não podem realizar o tratamento.
Depois de ser passado para você verificar se na sua cidade existe o programa Brasil Sorridente, solicitar a análise e realizar os exames, está na hora de fazer o implante.
Para isso você será anestesiado e será feita uma incisão com o bisturi, para que seja visualizado onde o implante será feito.
Após realizado, vai ser feito a sutura que vai ajudar a unir o metal e a gengiva.
Seja pelo SUS ou por meios particulares, um implante dentário tende a variar, desde a quantidade de dentes que serão colocados até os meios que serão feitos o procedimento.
Assim, o tempo pode variar entre uma e duas horas, de acordo com cada caso.
Somente após seis a oito meses que os dentes serão finalmente colocados.
Depois que a cirurgia for feita, você vai precisar tomar alguns cuidados, incluindo, a alimentação.
É comum que depois de qualquer cirurgia que envolve a boca, é preciso consumir alimentos gelados. No início, se alimentar em 12 em 12 horas e 24 horas depois da cirurgia, comer normalmente.
Outra dica é sobre dormir, onde é preciso ficar com a cabeça mais alta que o corpo, assim, você vai evitar o bochecho ou cuspir, já que às duas situações podem fazer sair sangue.