Carregando...

Aprenda a Fazer Churros Caseiro

Publicidade

Aprender a fazer churros caseiro é a melhor dica para preparar uma das iguarias mais amadas do Brasil, por crianças e adultos. Inclusive, essa é uma receita antiga e que não possui uma origem exata. Acredita-se que chegou aqui através dos portugueses. Mas esses portugueses teriam aprendido com os chineses, da Dinastia Ming. Mas, outras dizem que os árabes que criaram o prato. 

De qualquer maneira, é uma opção incrível para comemorações, como aniversários, para aquela noite com os amigos e/ou familiares, bem como para curtir um filme ou uma série no final de semana. 

Sendo assim, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre a receita e os melhores recheios. Assim, tudo o que você vai precisar é comprar os ingredientes que não tiver em casa e começar o preparo. 

Publicidade
Aprenda a Fazer Churros Caseiro
Churros caseiro (Imagem: Google)

Aprenda a fazer churros caseiro 

Ficou curioso? Então, os ingredientes que você deve separar são: 250ml de água, 3 ovos, 300g de farinha de trigo, 2 colheres de açúcar, 2 colheres de manteiga ou margarina, açúcar e canela. Você também vai precisar de óleo, para fritar. 

Primeiramente, coloque a água em uma panela e, quando ficar morna, acrescente a água e o açúcar. Quando dissolver, comece a adicionar a farinha aos poucos, até formar uma massa que desprenda do fundo da panela, sempre mexendo. Em seguida, desligue o fogo e adicione os ovos, mexendo bem para misturar completamente. 

Agora que a massa já está pronta. Coloque o óleo para esquentar, lembrado que deve estar bem quente antes de colocar a massa. O ideal é colocar em um saco de confeiteiro com bico, para facilitar. Se preferir, faça os rolinhos a mão. Vá cortando do tamanho que preferir e colocando-os para fritar. Segue o excesso de gordura com papel toalha e masse na mistura de canela com açúcar.

Publicidade

É hora de rechear 

Fazer churros caseiro envolve uma dúvida: como fazer para rechear? Então, você pode fazer o furo interno de diversas maneiras. A melhor dica é usar um canudo de ferro ou de plástico bem duro. Mas nunca furar até o fundo, evitando que o recheio escolhido acabe vazando. 

Outra dica é colocar o recheio apenas por cima do churros. Ou seja, você via dispor o recheio em toda a lateral, com o churros deitado, e finalizar com o granulado (opcional). Uma dica se quiser fazer dessa maneira é amassar levemente a massa antes de fritar. Com isso, você cria uma base mais reta.

Mas, uma dica queridinha é colocar o recheio em potinhos e servir junto com os churros prontos. Dessa maneira, tudo o que precisa fazer é colocar o recheio no churros com uma colherzinha antes de morder. Essa dica funciona melhor quando poucas pessoas vão consumir a receita, evitando bagunça. 

Aprenda a fazer churros caseiro: melhores dicas de recheios 

O principal recheio para essa receita é o doce de leite. Assim, você vai usar: 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de sobremesa de manteiga, leite e 1 lata de leite condensado (nessa coloque para cozer na panela de pressão) ou de doce de leite pronto. Basta misturar todos os ingredientes e levar ao fogo, mexendo até ficar cremoso. 

Mas, se você gosta de chocolate, você pode preparar um brigadeiro ou apenas misturar chocolate derretido com um pouquinho de creme de leite, formando um tipo de ganache. Porém, nunca coloque muito creme de leite, ou vai ficar mole e vazar do doce. Alguns preferem usar apenas a Nutella. 

Enfim, você também pode preparar um recheio de ninho usando 50g do leite em pó, 2 gemas, 100g de creme de leite e 1 lata de leite condensado. O preparo é bem simples: coloque todos os ingredientes em uma panela e misture. Leve ao fogo médio e mexa até ficar com uma consistência cremosa. 

Churros salgado

O churros salgado é uma opção para quem gosta da receita, mas prefere sal ao invés de açúcar. Neste caso, você vai usar os mesmos ingredientes para a massa. Porém, vai eliminar o açúcar e adicionar uma pitada de sal, tomando cuidado para não exagerar. Além disso, não vai polvilhar com açúcar e canela, apenas fritar e escorrer. 

Depois de frito, é hora de escolher entre as opções de recheios. E, acredite, são muitas e uma mais incrível que a outra. Neste caso, você pode rechear apenas por cima, no meio ou abrir (como se fosse um cachorro-quente). 

Neste aspecto, os recheios mais indicados são os patês, frango desfiado com queijos, guacamole, carne moída, bacon e batupiry e muitos outros. A opção de recheio varia conforme o seu paladar, já que cada um tem uma preferência. O recheio de strogonoff de frango com pedacinhos de queijo e mussarela ou cheddar. 

Aprenda a fazer churros caseiro na fritadeira elétrica: dá certo? 

A fritadeira elétrica é um dos itens quase básicos na cozinha, amplamente usados para diversas receitas diferentes. Tanto para facilitar a rotina quanto para evitar a sujeira e o uso do óleo, que não é saudável e pode pesar um pouco no estomago. Ou seja, vale a pena testar. 

Sendo assim, você vai preparar a massa do churros normalmente e fazer os rolinhos. A dica é fazer rolinhos menores, já que facilita bastante o preparo e evita que demore muito para fritar. Para preparar e reservar, coloque em cima de um papel manteiga, para não grudar. 

Pronto. Na hora de colocar para fritar, use um pincel culinário para passar manteiga derretida ou óleo por cima da massa. Faça isso de forma leve, sem excessos, e de todos os lados. Depois, coloque na fritadeira por 15 minutos, a 170 graus. É interessante ter cuidado na hora de mexer, para não quebrar. Depois, é só passar no açúcar e canela. 

Publicidade