Carregando...

Aprenda a Fazer Dobradinha com Feijão Branco

Publicidade

Primeiro, para quem não sabe, a dobradinha se trata de um prato típico dos portugueses. Mas que se tornou um prato bastante popular na culinária brasileira. Além disso, dependendo do lugar, o prato conta com variações da receita, incluindo linguiça, bacon e feijão-branco. Também, se trata de um prato bastante simples e fácil de preparar. Aprenda a fazer dobradinha com feijão branco.

Além do mais, é importante lembrar que antes de misturar os ingredientes, a dobradinha precisa ser aferventada separadamente dos demais. Além disso, essa é uma receita que pode ser servida em jantares ou almoços, em dias frios ou quentes. A iguaria que também é conhecida como mondongo, bucho, dobrada se trata de um tipo de sopa grossa feita com o estômago do boi. Por esse motivo, pode não parecer muito apetitoso para uns, mas vale a pena provar.

Além disso, a receita clássica dos portugueses, é composta por alho, quiabo, coentro, miolos, língua e fígado do boi. Podendo ainda ser adicionado asa e pé de galinha, ou também costelinha de porco, toucinho, charque e outros. Mas, em todas as versões o que não falta nunca é o feijão branco. Aprenda agora a fazer dobradinha com feijão branco.

Publicidade
Aprenda a Fazer Dobradinha com Feijão Branco
Receita Dobradinha com feijão branco (Imagem: Google)

Ingredientes utilizados: 

Como fazer Receita de Dobradinha

Primeiramente, você vai ferver em uma panela com dois litros de água a dobradinha após limpar adequadamente. Agora, deixe cerca de 10 minutos e em seguida escorra e reserve. Posteriormente, em uma panela grande adicione dois litros de água e uma colher (sopa) de sal. Em seguida, espere ferver adicione a dobradinha e espere cozinhar por mais ou menos 40 minutos.

Agora, em uma outra panela, coloque todo o bacon cortado em cubos, a linguiça calabresa cortada em fatias e também a linguiça tipo paio em fatias, depois, aguarde dourar. Em seguida, após dourar adicione o alho amassado ou picado, os tomates, a cebola, o feijão branco, a cenoura cortada em rodelas e a dobradinha já cozida.

Por fim, acrescente a pimenta-do-reino e o sal ao seu gosto e em seguida, um litro de água fervente e aguarde cozinhar por cerca de 15 minutos. Agora, para finalizar, adicione o tempero verde e depois sirva.

Publicidade

Dobradinha engorda?

Agora, é válido ressaltar que a dobradinha é uma ótima fonte de vários nutrientes. Bem como, proteínas e também minerais, como por exemplo fósforo e potássio. No entanto, a iguaria não deve ser consumida diariamente, pois, possui um teor alto de sódio. Além disso, a grande dúvida é se o prato também possui muitas calorias, para saber se pode ou não exagerar na hora de comer.

Por isso, antes de ingerir a dobradinha, é necessário saber quantas calorias ela possui. No entanto, a quantidade de caloria pode variar de acordo com os ingredientes que são adicionados ao prato. Desse modo, 100g de dobradinha cozida terá cerca de 214 calorias. No entanto, uma xícara do alimento geralmente tem em média 540 calorias.

Mas, se você faz parte do time de pessoas que ama o prato, então normalmente não irá ficar satisfeito com apenas uma porção cozida desta iguaria. Desse modo, se você optar por comer 300g de dobradinha, terá na porção cerca de 642 calorias. Mas, isso sem levar em consideração os condimentos e temperos adicionados ao prato. No entanto, o prato é tão delicioso, que faz parte dar uma exagerada vez ou outra.

Publicidade