Carregando...

Aprenda a Fazer Hambúrguer Caseiro

Publicidade

Aprenda a fazer hambúrguer caseiro, pois é a melhor alternativa para preparar os melhores lanches, churrascos ou mesmo para inovar na cozinhar com uma receita gourmet diferenciada. 

Em suma, hamburguer é um alimento simples. E você até consegue encontrar versões prontas e congeladas em supermercados. Entretanto, a realidade é que essas opções são bem diferentes de uma receita suculenta e preparada em casa, escolhendo as melhores carnes para isso e complementando com os temperos de sua preferência. 

Por isso, aqui você vai descobrir como escolher as melhores carnes, preparar e fazer o hamburguer, dicas de como deixar o seu lanche ainda mais delicioso e como evitar que a carne acaba ressecando. Então, não perca mais tempo!

Publicidade
Aprenda a Fazer Hambúrguer Caseiro
Hambúrguer Caseiro (Imagem: Google)

Aprenda a fazer hambúrguer caseiro 

Para começar, vamos separar todos os ingredientes dessa receita. Portanto, coloque na mesa: 1kg de carne moída (abaixo separamos as dicas para escolher as carnes), 1 cebola média, 1 sachê de creme de cebola, 4 dentes de alho, sal e pimenta-do-reino a gosto, cebolinhas e orégano.

A princípio, pique a cebola e o alho. É importante picar em pedaços bem pequenos, para misturar mais facilmente na carne. Em seguida, coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture. Você deve garantir que tudo incorpore bem. Então, se preferir, vá misturando os ingredientes aos poucos.

Agora, é hora de pegar as porções de carne. Se você não tiver a forma para moldar, o segredo está em pegar uma porção generosa e fazer uma bolinha. Então, na hora que colocar para fritar na frigideira ou chapa, utilize uma colher, tipo escumadeira, para abrir a carne. Porém, se preferir, faça um círculo com papel alumínio, coloque-o sobre o papel manteiga e coloque a carne no meio. cubra com um papel manteiga e amasse. O ideal é que tenha 2cm de espessura. 

Publicidade

Escolhendo as melhores carnes 

A escolha certa para fazer hambúrguer caseiro tem um nome especial: blend. Basicamente, a rega é que a receita perfeita tenha apenas 20% de gordura. Entretanto, há diversas combinações incríveis que podem compor o seu disco.  

Dessa forma, o acém é uma carne gorda incrível e macia. Já a alcatra tem mais sabor e se divide em vária opções, sendo uma das melhores para hamburgueres. O contrafilé é uma carne mista, com boas doses de gordura e nobre. O coxão duro é mais concentrado e a fraldinha é macia e suculenta. E tem muitas outras. 

A dica é escolhe em torno de duas a três opções, sendo uma mais magra, ao menos. Inclusive, uma boa opção magra é o patinho e uma opção mais gorda é o pescoço. Lembrado de sempre misturar bem as carnes escolhidas. O ideal é uma moagem mais grosseira, evitando que desmanche. 

Fazer hambúrguer caseiro – A melhor receita de lanche 

O lanche gourmet ganhou popularidade e o segredo está no processo de preparo, que é mais caseiro e foge das opções pronta e congeladas. Sendo assim, comece escolhendo um pão tipo hambúrguer e corte ao meio. pincele manteiga nas duas partes internas e coloque na chapa/fritadeira, para assar levemente. Reserve. 

Agora, coloque duas colheres de óleo para aquecer e coloque o hambúrguer para fritar (amassando se estiver em formato de bolinha). O segredo para evitar que resseque está em colocar um cubo de gelo no centro. Depois, é só virar para grelhar do outro lado. Depois, coloque diretamente em cima da metade do pão.

Por fim, é hora dos demais ingredientes. A dica é fritar um ovo e acrescentar maionese verde (vamos ensinar abaixo), rodelas finas de cebola roxa, mostarda e ketchup a gosto, duas folhas de alface e cheddar ou creme de cheddar (veja abaixo). Agora, é só fechar o seu lanche com a outra metade do pão. Você pode servir com batatas fritas, tipo chips ou palito ou o que preferir. 

Maionese verde 

A maionese verde é uma receita incrível, mas que nem todos sabem fazer. Isso porque, dar o ponto usando o óleo pode causar alguma confusão ou até deixar um sabor marcante, o que não é bacana. Pensando nisso, vamos te dar duas opções diferentes. 

Na primeira e tradicional, você vai usar: 2 colheres de maionese Hellmann’s tradicional, 1 dente de alho, sal a gosto, um punhado de cheiro verde e pimenta do reino a gosto. Para preparar, é só bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Bem simples!

A segunda (e tradicional) leva: 1 ovo, óleo para dar ponto, 1 dente de alho, 1 colher de chá de mostarda, sal a gosto, salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino. Em velocidade médica, comece batendo o ovo e vá adicionando o óleo em fio (nunca em grande quantidade). Assim que chegar no ponto de creme, acrescente os demais ingredientes. Agora, volte com o fio de óleo até encorpar. Geralmente, é mais fácil fazer essa maionese usando o mixer. 

Creme de cheddar para fazer hambúrguer caseiro 

O molho ou creme de cheddar é uma opção incrível para adicionar ao hambúrguer ou mesmo para cobrir as batatas fritas, lanches naturais e assim por diante. Inclusive, você pode colocar em um recipiente com bico, como saco de confeiteiro ou aqueles de plástico, para facilitar o manuseio. 

Assim, os ingredientes são: 1 colher de manteiga, 1 xícara de creme de leite, 1 cebola, 160g de queijo cheddar (aqueles vendidos em supermercados). Para facilitar, pique a cebola em pedacinhos bem pequenos ou rale, se preferir. 

Coloque a manteiga para derreter em uma panela e acrescente a cebola. Deixe em fogo médio a baixo para não queimar. Assim que a cebola dourar, coloque o creme de leite. Vá mexendo até começar a ferver. Adicione o queijo cheddar e vá mexendo para dissolver. Desligue quando levantar fervura e já está pronto, é só saborear. 

Publicidade