Carregando...

Bolo de Macaxeira – Aprenda Essa Receita

Publicidade

O bolo de macaxeira é um dos doces mais tradicionais do território brasileiro. Vindo do Nordeste, a receita ganhou o Brasil inteiro e é uma ótima pedida para quem não quer sujar muita louça e não tem batedeira.

Vale lembrar que a receita não é feita com a farinha tradicional, mas sim de mandioca, que é a macaxeira. A receita será composta por seis ingredientes, de modo simples e prático.

Portanto, se você deseja aprender a como fazer esse bolo e oferecer a toda a família, leia esse conteúdo até o final, pois aqui, daremos todos os detalhes agora mesmo. Boa leitura!

Publicidade
Bolo de Macaxeira – Aprenda Essa Receita
Bolo de Macaxeira (Imagem: Google)

Bolo de Macaxeira – Ingredientes e preparo

A primeira coisa que você precisa fazer é separar os ingredientes que serão necessários para fazer o bolo de macaxeira. O primeiro é 600g de mandiocas (macaxeira) ralada. Separe também 200 ml de leite integral e 3 colheres de sopa de manteiga, que pode ser também margarina.

Outros três ingredientes que não poderão faltar na sua lista para fazer o bolo de Macaxeira são 3 ovos, 200 ml de leite de coco e também uma lata de leite considerado ou, caso não queira utilizar esse ingrediente, você pode substituí-lo por meia xícara de açúcar.

A dica é sempre confirmar se tem todos os ingredientes em casa para não ter nenhuma surpresa na hora e acabar tendo que correr no supermercado para comprar ou mesmo deixar de fazer a receita com os outros ingredientes já todos separados.

Publicidade

– Modo de preparo:

O modo de preparo do Bolo de Macaxeira é bem simples, comece colocando os 3 ovos, margarina ou manteiga, açúcar ou leite condensado, além do leite integral no liquidificador. Feito isso, bata todos eles por, pelo menos, 1 minuto, até que todos os ingredientes se misturem.

Com os ingredientes misturados, você pode ir colocando a macaxeira aos poucos, conforme ela vai se dissolvendo no liquidificador. Feito isso, pegue o recipiente e o unte para poder colocar o líquido nele e a partir disso inserir ele no forno.

Normalmente, o bolo de macaxeira fica pronto entre 45 minutos até uma hora em um forno médio de 180 graus. O que irá variar o tempo é a força do seu forno, quanto menos forte ele for, mais irá demorar. O ponto de retirada do bolo é quando ele estiver douradinho.

Bolo de Macaxeira 2 – Ingredientes e preparo

Além da primeira opção do bolo de Macaxeira, existem outras opções de preparado que você pode utilizar, caso queira alternativas para fazer. Aqui são acrescidos outros ingredientes, mas simples de serem encontrados e você pode encontrar em casa mesmo.

Para começar, separe seis colheres de sopa de farinha de trigo, 3 de manteiga e 2 de queijo parmesão ralado. Em seguida, separe 3 xícaras de chá de açúcar, 4 de macaxeira crua já ralada, uma de coco ralado e meia xícara de chá de leite de coco. Separe 6 ovos, 1 colher de fermento em pó e uma pitada de sal.

Por fim, você deve untar a forma que irá fazer o bolo com margarina e passe um pouco de farinha para que ele não grude no fundo. Feito isso e separado os ingredientes, vamos para a parte prática e colocar a mão na massa.

– Modo de preparo:

Comece peneirando a farinha de trigo, o sal e também o fermento em uma tigela. Depois disso, reserve-a. Pegue uma batedeira e acrescente em uma bacia o açúcar e a manteiga. Acrescente os ovos, o coco, o leite de coco, o queijo e a macaxeira.

Misture tudo com a farinha, o sal e o fermento e bata tudo, até que fique tudo bem homogêneo, ou seja, muito bem misturado. Enquanto você está batendo e misturando os ingredientes, ligue o forno. O ideal é que o forno esteja pré-aquecido a 200º.

Após misturar os ingredientes, despeje o produto em uma forma untada, e leve ao forno que já está preaquecido, por cerca de 1 hora. O ideal é que ele fique dourado.

Bolo de Macaxeira 3 – Ingredientes e preparo

Por fim, existe uma terceira alternativa para você fazer o seu bolo de macaxeira. Desta vez, ao invés do queijo, a inserção aqui será uma lata de leite condensado, mas, fique tranquilo, pois, iremos falar em mais detalhes sobre essa receita.

Para começar separe uma lata de leite condensado, 500g de macaxeira, 100 ml de óleo e de leite. Separe 2 ovos, uma colher e meia de fermento, 1 xícara de chá de farinha de trigo e 3 unidades de queijo coalho.

É importante que a macaxeira já esteja ralada e crua para que ela possa ser misturada adequadamente na hora em que for realizado o modo de preparo. Feito isso, vamos para o modo de preparo.

– Modo de Preparo:

Com a macaxeira ralada, vamos para a parte mais importante, o preparo da receita. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o leite condensado, o leite e o óleo. Agora, vamos acrescentar as gemas de ovo e separar o restante, mas, é importante que você peneire, para não pegar o gosto de ovo.

Aqui, não será necessário utilizar uma batedeira ou mesmo um liquidificador, utilizando a espátula você pode consegue misturar muito bem e de forma homogênea. Acrescente o queijo coalho e também a macaxeira, continue mexendo para que a massa fique uniforme.

Por fim, bata a clara em neve e acrescente o fermento com as claras de ovo na tigela, misturando muito bem. Unte a forma com o óleo e a farinha de trigo, colocando a massa e coloque no forno, que deve estar pré-aquecido em 160 graus. Espere entre 30 e 40 minutos e o bolo deve estar pronto.

Publicidade