Carregando...

Carteira Digital de Trânsito: Como Baixar e Cadastrar sua CNH Digital

Publicidade

Primeiramente, o processo de transição para a CNH digital já começou. A partir de agora, os motoristas que realizarem o exame teórico e prático para a primeira habilitação poderão optar pelo documento virtual. A carteira de trânsito digital é um aplicativo que faz parte do programa Mais CNH, do Governo Federal.

Para isso, a carteira digital de trânsito foi criada já que é um aplicativo que armazena as informações da sua Carteira Nacional de Habilitação, em um dispositivo móvel. Com o aplicativo, você pode mostrar sua CNH digital para a autoridade de trânsito, sem precisar carregar a versão física da carteira.

A CNH digital é mais segura e prática, além de ser considerada como a “CNH do futuro”. E chegou para simplificar a vida dos motoristas, uma vez que pode ser acessada pelo celular, basta fazer o download do aplicativo oficial da CNH (disponível para Android e IOS). Enfim, sabendo disso, é importante saber como baixar e cadastrar sua CNH digital.

Publicidade
Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito (Imagem: Google)

Como baixar e cadastrar?

Para baixar, você primeiro precisa se cadastrar no site do Detran. Você pode fazer isso preenchendo o formulário online ou indo até uma unidade do Detran para solicitar o cadastramento.

Cadastrar uma CNH digital é muito simples! Basta acessar o site do Detran e seguir os seguintes passos: 

1. Acesse o site do Detran 

Publicidade

2. Clique em “Cadastre-se aqui” .

3. Preencha seus dados pessoais

4. Escolha uma foto para o seu perfil

5. clique em ” Cadastrar” Pronto! 

Agora você já pode acessar sua CNH digital pelo aplicativo do Detran.

Uma vez que você esteja cadastrado, você poderá fazer o download da sua CNH digital nas seguintes plataformas:

Vantagens e desvantagens da CNH digital

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital é uma versão eletrônica da carteira de habilitação. A principal vantagem da CNH digital é que ela pode ser acessada pelo celular, tablet ou computador, basta fazer o download do aplicativo “CNH Digital”. Além disso, tem várias outras vantagens, como:

No entanto, também tem algumas desvantagens, como:

Até então, a CNH era restrita em formato físico e, caso o condutor perdesse ou extravasasse o documento, era necessário solicitar uma nova via junto à Secretaria de Estado de Trânsito. Com a implantação da CNH digital, essa situação mudou.

A partir de agora, basta que o condutor possuía um smartphone com acesso à internet para que ele conseguisse acessar sua CNH. Além de ser mais conveniente, o documento digital também é mais seguro pois conta com diversas medidas de segurança para evitar fraudes.

Carteira digital de trânsito em 2023

As carteiras digitais de trânsito estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A partir de 2023, elas serão obrigatórias para todos os motoristas brasileiros. A carteira digital de trânsito é um documento eletrônico que contém as informações do motorista e do veículo, além dos pontos na CNH. Ela pode ser acessada por celular ou outro dispositivo móvel com acesso à internet.

Para aderir à carteira digital de trânsito, basta fazer o download do aplicativo da secretaria de segurança pública ou da autoridade de trânsito do seu estado. Após o cadastro, você receberá um login e uma senha, que permitirá o acesso à sua carteira digital. A partir de 2023, todos os motoristas brasileiros terão que utilizar uma carteira digital de trânsito. Quem não tiver uma carteira digital poderá ser multado em até R$ 1.

O motorista também poderá escolher receber um cartão físico, que ficará vinculado à sua carteira digital. Com uma carteira digital, o motorista poderá:

A carteira digital terá os mesmos dados da carteira física, como número da CNH, categoria e data de validade. Além disso, também conterá informações sobre o veículo, como placa, modelo e ano. Para acessar uma carteira digital, basta baixar o aplicativo para smartphone. 

Publicidade