Carregando...

Como Conseguir o seu Certificado de Vacinação pelo Conecte SUS

Publicidade

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, o Ministério da Saúde criou o Conecte SUS para oferecer serviços de comprovante de vacinação e outras ferramentas para acompanhar a saúde dos brasileiros. Dessa forma, vamos te mostrar como conseguir o seu certificado de vacinação pelo Conect SUS.

Neste sentido, o aplicativo oferece dinamismo, ao integrar os dados do sistema de saúde com os dados dos cidadãos brasileiros. Através dele, podemos conferir tanto nosso comprovante de vacinação, assim como outros serviços, como agendamento de consultas, por exemplo.

Sendo assim, confira abaixo como emitir o seu comprovante, seja pelo app ou pela versão web do Conecte SUS.

Publicidade
Como Conseguir o seu Certificado de Vacinação pelo Conecte SUS
Conecte SUS (Imagem: Google)

Quem pode emitir o comprovante de vacinação pelo Conecte SUS?

Qualquer pessoa que completou o ciclo vacinal da COVID-19 está autorizada a emitir o comprovante de vacinação. No entanto, é necessário possuir o Registro de Imunobiológico Administrado cadastrado na Rede Nacional de Dados em Saúde.

Neste vale, vale citar que para emitir o certificado de vacinação da COVID-19, é necessário ter cadastro no site do Governo Federal. Assim, basta instalar o aplicativo Conecte SUS e solicitar o documento.

Como solicitar o certificado de vacinação pelo Conecte SUS?

Então, para solicitar seu certificado através do aplicativo, é bem simples. Confira o passo a passo:

Publicidade

Acesse a aplicativo

Após instalar o aplicativo, disponível para Android e iOS, abra-o e faça login com seus dados cadastrado no Governo Federal

Confira suas vacinas

Depois, uma tela com diversas informações irá aparecer. Clique na aba “Vacinas” e confira os dados da sua vacinação. Em seguida, escolha a vacina que deseja emitir o certificado e clique em “Continuar”.

Por fim, clique em “Certificado de Vacinação” para abrir o certificado, e clique no ícone de PDF para salvar.

Está pronto! Agora você poderá enviar o comprovante para qualquer pessoa, ou simplesmente guardá-lo para usar em momentos oportunos.

Baixando o certificado pelo navegador

Também é possível emitir o certificado de vacinação sem precisar instalar o aplicativo do Conecte SUS, somente pelo navegador da internet.

Como mencionado, neste caso, também é necessário possuir cadastro no site do Governo Federal. Então, para solicitar seu comprovante dessa forma, siga esse passo a passo:

Por fim, é possível salvar o certificado em PDF, ou abrir via QR Code para compartilhá-lo.

Vale citar que, caso o registro das suas vacinas não apareçam no sistema após dez dias da vacinação, é necessário conferir se houver algum problema sistêmico ou de digitação com a equipe de saúde que administra as doses. Neste caso, pode ser no posto de saúde onde você tomou a vacina, ou qualquer lugar credenciado para isso.

Sendo assim, caso seja identificado algum erro de informação no seu certificado, é possível obter a correção dos dados incompletos ou errados. Para isso, basta entrar em contato com os agentes que administram as vacinas para enviar os dados corretos ao Ministério da Saúde.

Publicidade