Carregando...

Conecte SUS - Comprovantes de Vacinação

Publicidade

Após a pandemia da COVID-19, o setor público de saúde foi superlotado com os casos da doença e, dessa forma, somente a vacinação poderia ajudar a mudar a situação. Neste sentido, após o Governo Federal começar a vacinação na população, ele criou o Conecte SUS para auxiliar os cidadãos a respeito das suas vacinas e outras informações sobre o SUS.

Essas informações são relativas à saúde, de forma rápida, que podem ser acessadas em qualquer smartphone. Assim, o Conecte SUS chega para proporcionar um maior cuidado a população na rede de atenção à saúde. Além disso, o aplicativo veio para digitalizar o prontuário do paciente e agilizar o atendimento no setor de saúde pública.

Sendo assim, o Conecte SUS, embora seja ideal para emitir os comprovantes de vacinação, também funciona para orientar sobre os processos do SUS e receber informações sobre eventuais consultas. Sendo assim, confira mais sobre o aplicativo e como acessá-lo!

Publicidade
Conecte SUS - Emita seus Comprovantes de Vacinação
Conecte SUS (Imagem: Google)

O que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS é um aplicativo criado pelo Ministério da Saúde, para registrar toda a trajetória de quem procura atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o app mostra dados sobre atendimentos e internações do cidadão. Por outro lado, também permite a consulta de medicamentos e exames feitos, e todos os agendamentos de consultas na rede pública de saúde.

O aplicativo também dá acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação, permitindo que os cidadãos consultem todas as suas vacinas aplicadas nas redes pública e privada e, entre elas, a da Covid-19. Paralelamente, o Conecte SUS também oferece uma lista de consultas e serviços destinados à população brasileira, como postos de saúde, hospitais, serviços de urgência e emergência, além de farmácias populares.

Outro ponto positivo do Conecte SUS é que ele exibe quais são as maternidades, academias de saúde e centros de especialidades e Atenção Psicossocial, que são oferecidas a população em todo o Brasil. No app, também é possível conferir orientações sobre doações de sangue e órgãos.

Publicidade

Por que usar o Conecte SUS?

Uma das vantagens do aplicativo, é a praticidade de ter informações sobre o SUS no celular. Assim, você poderá levar o seu celular e salvar todas as informações das suas consultas e exames, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar os atendimentos que você já teve ou terá. Além disso, podemos conectar informações sobre outras pessoas, como os seus filhos, por exemplo.

Por oferecer diversos serviços à população, o Ministério da Saúde incentiva todo o país a baixar o Conecte SUS, para facilitar o monitoramento da vacinação contra a Covid-19 no território brasileiro. Assim, quando você receber uma nova dose da vacina, ela já estará registrada no Conecte SUS. No app, é possível conferir a vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi aplicada. Tais informações servem para evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

Por outro lado, o Governo Federal informou que não é obrigatório baixar o aplicativo para ser vacinado contra a doença. Então, caso você ainda não tenha o app, é só levar ao posto de saúde mais próximo um documento de identificação com número de CPF, e pedir para tomar a dose necessária, conforme os grupos prioritários.

Como se cadastrar no Conecte SUS?

Para se cadastrar no Conecte SUS é bem simples, com um processo que pode ser feito em poucos minutos. Para isso, basta usar o número do seu CPF ou da Carteira Nacional de Saúde, conhecido como “Cartão do SUS”.

Em seguida, basta instalar o aplicativo gratuito do Conecte SUS, que está disponível para Android e iOS. Além disso, o registro no app também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet. Para isso, basta acessar o site conectesus-paciente.saude.gov.br. Aliás, se você já tem cadastro no portal gov.br, também é possível acessar a ferramenta por ele.

Sendo uma grande iniciativa do Ministério da Saúde, o Conecte SUS é uma ferramenta muito importante para o cidadão brasileiro. Assim, é indicado que os brasileiros baixem o aplicativo, verifiquem todas as informações disponíveis e acompanhem o processo de disponibilização de outras informações sobre a saúde no Brasil.

Ao instalar o Conecte SUS, você poderá:

Com mais de 8,5 milhões de downloads, o Conecte SUS é perfeito não só para acessar seu histórico de vacinas, mas também ter diversos serviços do SUS . Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que você baixe o aplicativo o quanto antes para não perder nenhuma novidade sobre o SUS!

Publicidade