Carregando...

Cupcake de Chocolate – Passo a Passo

Publicidade

A receita de cupcake de chocolate é uma opção incrível para todas as idades e funciona para diversos tipos de comemorações. Ou seja, você pode preparar para deixar os bolinhos em casa ou mesmo para aniversários, casamentos, domingos em família e mais. 

Pensando nisso, separamos uma dica especial com todos os passos que você deve seguir, dicas para otimizar seu tempo na cozinha e opções de recheios e coberturas para encantar todos os paladares. Mas fique tranquila, o foco aqui são as receitas fáceis, sem chance de erros. 

E você ainda vai descobrir o melhor jeito de fazer esses bolinhos com formas prontas ou mesmo adaptando outras que possa ter em casa. Afinal, nem sempre dá para encontrar rapidamente aquelas assadeiras com os formatos prontos que passam nos vídeos da internet. Confira!

Publicidade
Cupcake de Chocolate – Passo a Passo
Cupcake de chocolate (Imagem: Google)

Passo-a-passo cupcake de chocolate 

Essa receita rende em torno de 8 porções e os ingredientes da massa são: 4 colheres de sopa de manteiga, 3 ovos, meia xícara de chocolate em pó, 1 xícara de leite, 2 xícaras de farinha de trigo, meia xícara de açúcar e 1 colher de sobremesa de fermento em pó. Você também pode adicionar 10 gotas de extrato de baunilha, se quiser. 

Primeiramente, você vai usar a batedeira para bater a manteiga com o açúcar até ficar uniforme. Depois, acrescente um ovo de cada vez (continue batendo). Seguindo, acrescente o extrato de baunilha, leite e a farinha de forma alternada. Ao final, misture o chocolate. É importante adicionar os ingredientes aos poucos e continuar batendo. Por fim, coloque o fermento e misture com um garfo de forma delicada, até incorporar. 

Então, coloque a massa nas formas de papel, dentro da forma de metal própria, enchendo apenas até a metade. Já que ele vai crescer. Coloque no forno pré-aquecido a 180º e deixe assando por, em média, 40 minutos. Não abra o forno antes de 30 minutos e evite ao máximo ficar abrindo, só confira antes de desligar. 

Publicidade

Recheio e decoração simples 

Para começar, um recheio simples de cupcake leve: 1 colher de manteiga, 1 caixa de leite condensado, meia xícara de gotas/pedaços de chocolate meio amargo e meia caixinha de creme de leite. Comece derretendo a manteiga, acrescente o leite condensado e o chocolate. Misture tudo até o pronto de brigadeiro. Desligue e acrescente o creme de leite. O ideal é reservar, para esfriar/gelar, com um plástico em contato. 

Já a decoração fica por conta o chantilly. Neste você tem duas opções: chantilly pronto ou preparar em casa com creme de leite fresco e açúcar. Inclusive, uma dica é escolher o de chocolate e ter algo para confeitar, como granulados. Prepare conforme a embalagem ou batendo até dar ponto. 

Quando o cupcake estiver frio, depois de pronto, é só fazer um pequeno furo na região central (corte a parte de cima da massa em uma folha fina), rechear, tampar com a massa e finalizar com o chantilly. Utilize um saco de confeiteiro ou mesmo aqueles potinhos com bico, para facilitar. 

Dicas para assar 

Atualmente existem diversas opções de formas que você pode escolher para assar os cupcakes, como de cerâmica, silicone ou alumínio. Mas, em todas elas, sempre coloque as forminhas de papel dentro. Com isso, os bolinhos saem pronto do forno. Além disso, você não precisa untar a forma e evita que acabe grudando no fundo. 

Porém, se você não tiver essas formas, apenas as de papel, também dá para assar, neste caso, enfileire as forminhas de papel para que fiquem juntas e não abram com a massa. Você pode colocar em uma forma de alumínio quadrada e até nas de pudim (com furo no meio).

Outras opções para quem não tem forma na hora de assar é colocar barbantes ao redor das forminhas, papel alumínio e até aproveitar a fritadeira elétrica. Já que com o espaço menor, dá para organizar as formas facilmente. 

Como rechear os cupcakes 

Uma das principais dúvidas sobre esses bolinhos é: como colocar os recheios no meio. Sendo que existem opções que podem ser feitas ainda enquanto assam ou depois de prontos. 

Para fazer junto com o assamento, é preciso escolher recheios duros, que serão colocados no meio da massa, como bolas de chocolate, trufas e bombons. Porém, isso nem sempre dá certo, dá que a alta temperatura pode acabar misturando tudo. 

Então, a dica é fazer depois de pronto. Portanto, pegue o cupcake e faça um desenho redondo com a ponta da faca na parte central. Em seguida, com a capa ou uma colher pequena, tire toda a parte do desenho (reserve). Agora, vá aprofundando esse buraco até, no máximo a metade. Mas sem chegar perto demais das bordas ou fundo. Depois, pegue aquela parte de cima, corte horizontalmente. Essa “folha” de massa serve para cobrir (depois de colocar o recheio no meio). E dará suporte a cobertura/decoração. 

Cupcake de chocolate – Melhores recheios 

Por fim, algumas dicas de melhores recheios “prontos” para o seu cupcake incluem adicionar trufas e bombons a ele (naquela parte onde tirou a massa). Você pode colocar inteiro ou mesmo pedaços. Então, é só comprar e colocar ali. Neste caso, a dica é optar por opções que contrastem, como um chocolate mais amargo e até aquelas trufas com recheio mais molinho. 

Porém, outras opções incluem as frutas, como cerejas, morangos, uvas, bananas e assim por diante. Assim, você pode fazer uma versão usando a fruta, como compotas de morango, e ainda usar o morango em cima, para decorar ou mesmo um chantilly sabor morango. Então, são opções variadas. 

Enfim, temos as opções queridinhas de recheios. Como o de leite ninho, Nutella, beijinho, sensação, churros, tipo sonho, etc. dependendo do recheio que você fizer, se ele for mais firme, você também pode usar na decoração ou mesmo como uma cobertura simples. 

Publicidade