Carregando...

Deliciosa Receita de Bacalhau com Batatas

Publicidade

O bacalhau é um prato delicioso e muito requisitado na época de Páscoa e festas de fim de ano. Tanto por seu simbolismo cristão quanto pelo prato ser algo requintado. Quem souber trabalhar o bacalhau, conseguirá fazer uma receita incrível, como a deliciosa receita de bacalhau com batatas.

Entretanto, é necessário atenção nos ingredientes utilizados e na forma de preparo, principalmente em relação ao próprio bacalhau, que precisa ser bem preparado para evitar que o prato fique salgado demais.

Não se preocupe! Toda receita possui suas dificuldades, mas ao seguir esse passo a passo abaixo você terá um guia incrível nessa jornada de aprendizagem e poderá surpreender toda a família e amigos ao preparar um bacalhau com batatas delicioso. Vamos começar o preparo da deliciosa receita de bacalhau com batatas, boa sorte.

Publicidade
Deliciosa Receita de Bacalhau com Batatas
Bacalhau com Batatas (Imagem: Google)

Ingredientes para caprichar na Deliciosa Receita de Bacalhau com Batatas

Para começar o preparo de qualquer receita, é necessário que os ingredientes sejam bem escolhidos. Confira a lista:

– 750 g de bacalhau sem sal (dessalgado)

– 01 kg de batata inglesa

Publicidade

– 02 cebolas de tamanho médio

– 04 dentes de alho

– Meia dúzia de ovos

– 01 xíc. de azeitonas, podem ser do tipo verdes ou pretas

– Meia xíc. de azeite de oliva

– 02 folhas de louro

– Salsinha e pimenta do reino a gosto

– Sal (cuidado com a quantidade)

Começando o preparo: recheio é importante

Antes de tudo, se você for fazer um prato com bacalhau é necessário dessalgar e esse processo precisa de 24h de antecedência. Caso você compre já dessalgado evita esse problema.

Para dessalgar, corte o bacalhau em pedaços e leve à geladeira dentro de um recipiente com água fria. De 6 em 6 horas, troque a água até completar as 24 horas. Caso tenha pressa, você pode usar o truque da água fervente, usando o mesmo método da água fria. O risco que corre é o bacalhau ficar mais seco, então observe bem.

Com o bacalhau dessalgado, leve os pedaços até uma panela e deixe que cozinhe por cerca de cinco minutos. Depois que a água ferver, siga o preparo em fogo médio. Lembre-se de colocar também uma panela com os 6 ovos, para que tenham os ovos cozidos.

Em seguida, em outra panela, coloque as batatas inglesas inteiras e com casca, cubra com água e deixe que fervam de 20 a 30 minutos, terminando com uma consistência al dente. Desligue o fogo das panelas quando estiverem prontas.

Em um recipiente, coloque o bacalhau e deixe esfriar até que você possa desfiá-lo por completo. Já as batatas, leve até um prato, corte-as em rodelas e coloque sal a gosto. Em seguida, leve a uma panela untada com azeite e deixe que as batatas dourem dos dois lados.

Deixe as batatas em um prato e siga para o bacalhau. Em uma panela, coloque um pouco de azeite e deixe esquentar, depois acrescente as folhas de louro e logo depois as rodelas de cebola, deixe refogar e adicione os temperos (alho, pimenta e sal).

Com tudo, refogado, retire o louro e adicione o bacalhau desfiado. Deixe que refogue mais até que fique com uma tonalidade levemente dourada. Desligue o fogo. Chegou a hora de seguir para a montagem.

Preparo da massa e finalização: atenção na hora de montar o prato

A montagem será feita em uma travessa ou forma de sua preferência, o tamanho vai variar de acordo com a quantidade de ingredientes. Unte o recipiente com azeite e comece a adicionar os ingredientes em camadas intercaladas: uma camada de batata e outra camada de bacalhau.

Esse processo de camadas é o mais usado, mas você também pode fazer do seu jeito, mesclando tudo se quiser. Acrescente os ovos, você pode cortas em formato meia lua ou em rodelas. Por último, finalize com as azeitonas e acrescente azeite a gosto.

Leve a forma ou travessa ao forno, anteriormente pré-aquecido a 180°C e deixe que asse por quinze minutos, aproximadamente.

Pronto! Está pronta a sua Deliciosa Receita de Bacalhau com Batatas

Depois que terminar com o forno, retire sua forma e travessa e adicione no final a salsinha picada a gosto. Pronto, sua receita está pronta e com certeza está deliciosa. Sirva-se a vontade em almoços de domingo, festas comemorativas ou datas especiais.

Além disso, você pode levar entre uma hora e uma hora e meia para preparar tudo e a receita rende, em média, 12 porções. Devido ao tempo de preparo e se houver necessidade de dessalgar o bacalhau, é necessário um planejamento.

Separe os ingredientes com antecedência e deixe tudo pronto para começar. Bom apetite.

Publicidade