A deliciosa receita de feijão tropeiro é um prato que teve origem na região centro-oeste e sudeste do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Contudo, registros apontam que essa receita foi nomeada em homenagem às atividades que ali ocorriam. Pois, desde a época colonial, os homens faziam transporte de cargas a cavalo, em tropas. Sendo assim, eram chamados de “tropeiros”.
Saiba que as atividades tropeiras, se tratavam de levar cargas em mulas, por várias regiões do Brasil. Para isso, eles faziam o “feijão tropeiro” para acompanhá-los nas viagens. Pois, é um alimento forte, e com vários itens ricos em vitaminas. Uma alimentação completa.
O feijão tropeiro, em Minas Gerais, é um verdadeiro sucesso. Desse modo, em frente ao estádio de Belo Horizonte, no Mineirão, um restaurante vende 1500 pratos de feijão tropeiro por partida.
A segunda versão da origem do feijão tropeiro foi encontrada, se tratando da associação do feijão com a mineração no Brasil- Colônia. Desse modo, com a descoberta de ouro no estado de Minas Gerais, os portugueses enviaram exploradores para a região.
Com isso, Minas Gerais recebeu um grande número de pessoas procurando por metais preciosos. Então, para que não houvesse nenhuma atividade financeira com o ouro encontrado, os portugueses proibiram que houvesse qualquer tipo de atividade econômica na região.
Portanto, levavam os alimentos de São Paulo para Minas Gerais, transportados por mulas e burros. E como as viagens eram longas, e eles precisavam se alimentar, misturaram todos os itens do feijão tropeiro em caldeirões, como feijão, carne seca, carne de porco, farinha e couve, todos bem cozidos.
O Brasil é o maior produtor e consumidor de feijão do mundo. Sendo assim, 70% desse feijão é o carioca. O feijão é considerado um alimento muito nutritivo, responsável por prevenir contra doenças e melhorar a qualidade de vida. Combate à anemia, pois é uma das principais fontes de ferro de origem vegetal.
Pesquisas realizadas com o feijão, dizem que ele ajuda a reduzir o colesterol ruim. Desse modo, as pesquisas mostraram que o consumo de 130g por dia, em média (equivalente a uma concha), diminui os níveis de colesterol no sangue.
Também foram feitos testes em 121 participantes com diabetes do tipo 2, e demonstrou que uma alimentação rica em leguminosas é capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue.
Contudo, o feijão faz bem para o coração. Pois reduzindo o colesterol ruim, a circulação sanguínea melhora, consequentemente fazendo bem ao coração. Dica importante: para melhorar a absorção de vitaminas, deixe o feijão de molho por 12 horas antes do preparo.
Em uma panela, frite o bacon, a linguiça e depois reserve. Na mesma panela, frite a cebola e o alho. Dessa maneira, junte o feijão e o caldo de bacon. Depois, misture novamente o bacon, a linguiça, a farinha de mandioca e os ovos fritos. Dê o seu toque, coloque cheiro verde a gosto, sal e pimenta, e está pronto para servir.
Dica importante: o feijão é o ingrediente principal e pode ser variado, entre o fradinho, carioca, preto e etc. Mas o que vai bem na receita original é o feijão vermelho. Entretanto, fica a seu critério. Use a imaginação e crie sua versão!
O feijão é um alimento que não pode faltar na mesa dos brasileiros. Pois, já faz parte da nossa cultura. Desse modo, existem diferentes versões e inúmeros temperos que nos permite usufruir ainda mais do sabor dessa deliciosa receita de feijão tropeiro. Gostou da receita? Aproveita e compartilha com outros amantes deste grão tão nutritivo.