Carregando...

Deliciosa Receita de Feijão Tropeiro.

Publicidade

A deliciosa receita de feijão tropeiro é um prato que teve origem na região centro-oeste e sudeste do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Contudo, registros apontam que essa receita foi nomeada em homenagem às atividades que ali ocorriam. Pois, desde a época colonial, os homens faziam transporte de cargas a cavalo, em tropas. Sendo assim, eram chamados de “tropeiros”.

Saiba que as atividades tropeiras, se tratavam de levar cargas em mulas, por várias regiões do Brasil. Para isso, eles faziam o “feijão tropeiro” para acompanhá-los nas viagens. Pois, é um alimento forte, e com vários itens ricos em vitaminas. Uma alimentação completa.

O feijão tropeiro, em Minas Gerais, é um verdadeiro sucesso. Desse modo, em frente ao estádio de Belo Horizonte, no Mineirão, um restaurante vende 1500 pratos de feijão tropeiro por partida.

Publicidade
Deliciosa Receita de Feijão Tropeiro
Receita de Feijão Tropeiro (Imagem: Canva Pro)

O Feijão Tropeiro e a Mineração.

A segunda versão da origem do feijão tropeiro foi encontrada, se tratando da associação do feijão com a mineração no Brasil- Colônia. Desse modo, com a descoberta de ouro no estado de Minas Gerais, os portugueses enviaram exploradores para a região.

Com isso, Minas Gerais recebeu um grande número de pessoas procurando por metais preciosos. Então, para que não houvesse nenhuma atividade financeira com o ouro encontrado, os portugueses proibiram que houvesse qualquer tipo de atividade econômica na região.

Portanto, levavam os alimentos de São Paulo para Minas Gerais, transportados por mulas e burros.  E como as viagens eram longas, e eles precisavam se alimentar, misturaram todos os itens do feijão tropeiro em caldeirões, como feijão, carne seca, carne de porco, farinha e couve, todos bem cozidos.

Publicidade

Benefícios da Receita de Feijão Tropeiro.

O Brasil é o maior produtor e consumidor de feijão do mundo. Sendo assim, 70% desse feijão é o carioca. O feijão é considerado um alimento muito nutritivo, responsável por prevenir contra doenças e melhorar a qualidade de vida. Combate à anemia, pois é uma das principais fontes de ferro de origem vegetal.

Pesquisas realizadas com o feijão, dizem que ele ajuda a reduzir o colesterol ruim. Desse modo, as pesquisas mostraram que o consumo de 130g por dia, em média (equivalente a uma concha), diminui os níveis de colesterol no sangue.

Também foram feitos testes em 121 participantes com diabetes do tipo 2, e demonstrou que uma alimentação rica em leguminosas é capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue.

Contudo, o feijão faz bem para o coração. Pois reduzindo o colesterol ruim, a circulação sanguínea melhora, consequentemente fazendo bem ao coração. Dica importante: para melhorar a absorção de vitaminas, deixe o feijão de molho por 12 horas antes do preparo.


Ingredientes da Receita de Feijão Tropeiro.

Modo de Preparo.

Em uma panela, frite o bacon, a linguiça e depois reserve. Na mesma panela, frite a cebola e o alho. Dessa maneira, junte o feijão e o caldo de bacon. Depois, misture novamente o bacon, a linguiça, a farinha de mandioca e os ovos fritos. Dê o seu toque, coloque cheiro verde a gosto, sal e pimenta, e está pronto para servir.

Dica importante: o feijão é o ingrediente principal e pode ser variado, entre o fradinho, carioca, preto e etc. Mas o que vai bem na receita original é o feijão vermelho. Entretanto, fica a seu critério. Use a imaginação e crie sua versão!

Considerações Finais.

O feijão é um alimento que não pode faltar na mesa dos brasileiros. Pois, já faz parte da nossa cultura. Desse modo, existem diferentes versões e inúmeros temperos que nos permite usufruir ainda mais do sabor dessa deliciosa receita de feijão tropeiro. Gostou da receita? Aproveita e compartilha com outros amantes deste grão tão nutritivo.

Publicidade