Carregando...

Descubra Porque Tem Tantos Documentos no Brasil

Publicidade

Desde quando nasce, qualquer cidadão que nasça em território brasileiro deve ter alguns documentos para identificação. Mas, ao longo do tempo, vai se tornando obrigatório ter vários outros documentos. Pois, nestes documentos constam inúmeras informações relevantes sobre a vida daquela pessoa. Por isso, descubra porque tem tantos documentos no Brasil.

Pois, apesar de saber da obrigatoriedade de alguns documentos, nem todos sabem o motivo de serem obrigatórios. Por isso, é extremamente importante saber quais são os documentos e o que é preciso fazer para emitir cada um. Então, essa lista tem o intuito de ajudar essas pessoas a saber se estão ou não com os documentos obrigatórios em dia.

Para começar, a certidão de nascimento geralmente é o tipo de documento que carrega todas as informações acerca da vida de uma pessoa quando nasce. Como por exemplo, o nome dos pais, local, hora e data de nascimento, além de nome e sobrenome da criança. Desse modo, o documento deve ser feito após até 15 dias após o nascimento da criança. Afinal, descubra porque tem tantos documentos no Brasil.

Publicidade
Descubra Porque Tem Tantos Documentos no Brasil
Documentos brasileiros (Imagem: Google)

RG, CPF e título de eleitor

Agora, o próximo documento obrigatório é o RG, chamado também de carteira de identidade. Esse é o documento para identificar brasileiros oficial, nele consta a digital do cidadão, nome completo, filiação e local de nascimento. Além disso, nele você também encontra o número de identificação do documento. Para emissão do RG é necessário saber qual o órgão responsável da sua cidade

Em seguida, o CPF se trata do documento de identificação para cidadão que são economicamente ativos. Além disso, esse documento facilita a abertura de contas, pedidos de cartões de crédito, inscrições em concursos públicos, universidades e etc. Além do mais, o documento é obrigatório para emitir alguns documentos. Por fim, para emitir o documento, é possível através do site da receita federal ou pelas agências dos correios.

O Título de Eleitor também é um documento obrigatório, exigido em alguns lugares. Como por exemplo, para a contratação profissional, para emitir ou renovar passaporte e também para emissão de CPF para maiores de idade e etc. Para emitir o documento, você pode ir ao cartório eleitoral de sua cidade ou através do site do Tribunal Superior Eleitoral.

Publicidade

CNH e Carteira de trabalho

A CNH é um documento obrigatório para todos aqueles que desejam dirigir de forma legal em território brasileiro. Para emitir o documento, é preciso passar por alguns processos, como exames psicológicos e médicos. Também, é preciso fazer um curso teórico e prático, além de prova de legislação e exame de direção. Para isso, você precisa procurar uma autoescola e passar em todas as etapas.

A carteira de trabalho também é um documento obrigatório para profissionais que vão trabalhar em regime CLT. Nesse documento constará todos os registros e informações sobre a vida profissional do funcionário. Além disso, através desse documento fica garantido todos os direitos trabalhistas do trabalhador.

Por fim, para emitir o documento, você pode ir até postos que atendem ao cidadão de sua cidade, postos de atendimento ao trabalhador ou procurar na sua região pelo SRTE. Em alguns locais também é possível fazer pelo SAC, então vai depender de cada cidade.

Certificado de serviço militar

Por fim, o certificado de serviço militar, é obrigatório para cidadão do sexo masculino e que se alistam nas Forças Armadas. Onde, se por acaso ele for dispensado do serviço militar, receberá um Certificado de Reservista. Com isso, ele fica à disposição do órgão para quaisquer necessidades. A emissão deve ser feita no ano em que o jovem completar a maioridade (18 anos) na junta de serviço militar de cada município.

Publicidade