Carregando...

Dicas de Como Tirar o Título de Eleitor Pela Internet - Titulo Digital.

Publicidade

Primeiro, com as eleições se aproximando, a maioria das pessoas estão buscando tirar o título de eleitor. Porém, muitos não sabem que isso é mais fácil do que se imagina. Além disso, esse processo pode ser feito rapidamente em poucos passos acessando a internet. Então, veja a seguir dicas de como tirar o título de eleitor pela internet e fique pronto para as eleições de 2022.

Dessa forma, você pode ter seu título de eleitor em mãos de forma mais simples do que imagina. Além disso, é tudo feito de forma gratuita e rápida através do site TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por isso, o prazo para regularizar a situação ficou disponível até o dia 4 de maio para as votações que ocorreram no dia 2 de outubro.

Sendo assim, mesmo quem vai tirar o título de eleitor pela internet, precisará de apenas três documentos. Por isso, antes de dar início ao processo, fique com os seus documentos e também o celular próximo de você. Além disso, tenha em mãos também um comprovante atualizado de endereço e documentos originais com foto. Veja dicas de como tirar o título de eleitor pela internet.

Publicidade
Dicas de Como Tirar o Título de Eleitor Pela Internet
App título eleitor (Imagem: Google)

Passo a Passo Para Tirar Título de Eleitor Pela Internet.

Para tirar o seu título de eleitor pela internet, primeiro você deve entrar no portal do TSE e depois clicar na aba superior, na opção “Eleitor e Eleições”. Em seguida, busque pelo menu “Tire seu título – Título Net”. Então, ao acessar a página você terá acesso a todos os serviços principais para obter o título eleitoral.

Em seguida, acesse o menu “Iniciar seu atendimento à distância”, localizado em “Faça seu requerimento”. Agora, basta selecionar o estado que reside e em seguida ver quais são os documentos necessários para clicar no “Próximo” passo. Nessa tela, você deverá optar por “Não tenho” e adicionar todos os dados solicitados antes de clicar em “Próximo”. Agora, na próxima página preencha o formulário com todos os dados necessários.

Por fim, na última etapa será solicitado o envio de documentações, como fotos de documentos e selfies do usuário. Para isso, é só clicar em “Selecionar arquivo” e colocar os documentos solicitados. Por último, finalize e acompanhe o seu requerimento no próprio site. Ao finalizar, analise se concluiu todas as etapas solicitadas, para que não fique incompleto.

Publicidade

Obrigatoriedade do Título de Eleitor.

Como todos sabem, ter título de eleitor se torna obrigatório assim que completa a maioridade, salvo algumas exceções. Por isso, todos os brasileiros com idade superior a 18 anos e inferior a 70 anos, precisam ter o título de eleitor. Portanto, todas as pessoas que se enquadram nesse requisito e não seja analfabeto, deverão obter o título e votar ou pagará multa.

Além disso, para casos de quitação militar, só é obrigatório no caso de alistandos brasileiros do sexo masculino que tenham nascido no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro no mesmo ano que fizerem 19 anos de idade.

Desse modo, nesses casos é preciso tirar uma foto do documento com foto e do comprovante de residência atualizado. Também deverá fazer uma selfie com o documento em mãos próximo ao rosto.

O que Fazer ao Concluir o Processo.

Por fim, após conclusão do processo, o cidadão não deverá esperar o documento em casa, pois o mesmo será digital. Para isso, você deverá apenas baixar o aplicativo e-Título no Google Play ou App Store direto do seu celular. Desse modo, o documento digital valerá como documento oficial e poderá ser levado no dia da eleição. Enfim, atualmente não há desculpas para não tirar o título de eleitor, pois, a tecnologia garante facilidade até para isso. Portanto, você pode tirar o seu título rapidamente no conforto da sua casa dentro do prazo estipulado.

Publicidade