Carregando...

Dobradinha com Feijão Branco

Publicidade

A dobradinha com feijão branco é uma receita da cozinha tradicional portuguesa que foi incorporar no território brasileiro com a invasão. Pelo sabor típico e incrível, rapidamente se tornou popular e até ganhou algumas variações. 

Da mesma forma, os demais ingredientes que compõem o prato são comuns na cozinha. Mas o destaque está na facilidade do preparo. Afinal, depois de fervida, é só adicionar os demais ingredientes e, em poucos minutos, já está pronta para ser servida. 

Frequentemente o prato é servido individualmente ou com arroz branco, compondo uma das receitas típicas do cardápio carioca. Vale dizer que o nome é uma referência ao bucho, uma carne com grande variedade de condimentos geralmente cortado em pedaços grandes. 

Publicidade
Dobradinha com Feijão Branco – Receita Deliciosa
Dobradinha com feijão branco (Imagem: Google)

Receita de dobradinha com feijão branco 

Primeiramente, vamos aos ingredientes. Portanto, separe: 2 tomates picados, 1kg de dobradinha limpa, 1kg de feijão branco, 300g de linguiça calabresa, 300g de linguiça paio, 1 dente de alho, 1 cebola, 200g de bacon, 1 cenoura grande e cheiro-verde a gosto. 

Agora coloque a dobradinha para ferver em uma panela com 2 litros de água por dez minutos. Quando terminar, escorra e deixe reservado. Enquanto isso, pique a cebola e o algo em cubinhos pequenos, bem como a cenoura em rodelas. Agora, coloque dois litros de água para ferver em uma panela com 2 colher de sopa de sal. Coloque a dobradinha na panela. Você vai deixar ferver por 40 minutos. 

Enquanto isso, coloque o feijão branco para pré-cozer. Quando finalizar, escorra e reserve. Em uma panela, coloque o bacon e as linguiças, todos picados, até dourar. Em seguida, acrescente o alho, cebola, cenoura e os tomates. Então, acrescente o feijão e a dobradinha. Corrija com sal e pimenta do reino e adicione 1 litro de água quente. Deixe cozinhando por 15 minutos e já está pronto, é só finalizar com o cheiro-verde. 

Publicidade

Dobradinha clássica 

A dobradinha clássica é uma receita de ensopado que tem o bucho como base, mas também conta com outros ingredientes populares, como quiabo e miolos. Entretanto, não são todos que realmente gostam dessa opção. Justamente por isso, é comum usar as linguiças e bacon. 

Porém, outras variações foram aparecendo no mercado, com embutidos, como o toucinho defumado, com charque e até com pé de galinha e fígado. Portanto, são opções variadas para todos os paladares. E, se você não encontrou a dobradinha limpa, como fazer isso em casa. 

Bastante retirar a película amarelada e colocar em uma panela com água e um pouco de vinagre ou limão. Mexa bem e assim que a água ficar com aspecto turvo, escorra completamente. Em seguida, leve para cozinhar. Ao mesmo tempo, se a peça tiver muita gordura ou pelanca, a dica é cortar algumas partes e cozer bem antes de colocar na panela com outros ingredientes. 

Dobradinha: o segredo para eliminar o cheiro 

O cheiro é um dos principais aspectos desse alimento e que nem todos gostam. A melhor maneira de evitar isso, é limpando bem a peça. Ao mesmo tempo, prefira tirar as partes amareladas, deixando o bucho o mais branquinho. Depois, corte em tiras largas e deixe marinando com limão por 10 minutos. Em seguida, escorra e lave bem antes de iniciar o processo de cozer. 

Além disso, escalde bem a peça, em torno de 3 vezes, para eliminar o cheiro. Na última escalda, acrescente algumas rodelas de cebola na panela e folhas de louro. Acrescentar 2 colheres de fubá também ajuda no processo, já que impulsiona a limpeza da dobradinha. 

Enfim, é comum usar a panela para escaldar, mas você pode fazer isso na panela de pressão. Inclusive, aproveite para adicionar 2 limões espremidos (jogue a casca também) e deixar na pressão por 5 minutos.  

Dobradinha com batatas 

A receita de dobradinha com batatas apareceu pelas mãos de Rodrigo Hilbert e caiu no gosto popular de muitos. Inclusive, surpreendeu Magal, que era o convidado especial do ator. Uma dica especial é não cortar a dobradinha em pedaços muito pequenos, já que ela encolhe após o cozimento. 

Na prática, a receita é bem simples e tudo é feito na panela de pressão. Dessa forma, com a dobradinha limpa, você coloca os ingredientes na panela de pressão (fritando as carnes e finalizando com o bucho). Em seguida, cobre com água e tampa a panela. Desligue depois de 40 minutos na pressão. 

Depois de abrir a panela, corrija o sal se for necessário e adicione as batatas picadas em pedaços grandes. Feche e deixe na pressão por mais 5 minutos. Em seguida, é só salpicar o cheiro verde e servir. 

Dobradinha com feijão branco – Melhores acompanhamentos 

Por fim, vamos aos acompanhamentos ideias para essa receita. Bom, o clássico é o arroz branco e batata frita. Mas você também pode servir com pão rústico ou baguete. Geralmente, os pães são servidos cortados ao meio ou em cestinhas. Também há aqueles que optam pelas torradas. Já que usam o molho da dobradinha como “molho”. 

A farofa também é uma receita que harmoniza facilmente com o prato, já que as duas texturas são opostas e combinam, uma quebrando o aspecto da outra. Junto a farofa você pode servir pedaços de mandioca frita, deixando a composição mais crocante. Entretanto, prefira uma farofa mais simples, sem bacon ou presunto, por exemplo. Assim, dá para aproveitar mais o sabor do ensopado. 

Enfim, você também pode escolher compor o prato de dobradinha com feijão branco e legumes assados ou grelhados. Preferencialmente, escolha a batata inglesa ou doce, couve-flor, brócolis, abobrinha, berinjela ou cenouras. Já que são opções que não disputam sabor com a receita. 

Publicidade