Carregando...

Escondidinho de Carne Seca e Mandioquinha

Publicidade

Sem dúvidas, esse é um dos pratos mais consumidos na culinária brasileira, pois, além de fácil é muito saboroso. Além disso, o prato é bastante consumido em várias partes do país e de várias maneiras. Desse modo, muitos dizem que o prato foi feito primeiramente em Pernambuco e acreditam que tenha surgido lá. No entanto, muitos dizem também que foram os portugueses que trouxeram, então não se sabe ao certo. De qualquer forma, o importante é aprender como fazer esse escondidinho de carne seca e mandioquinha.

Também, além de ser saboroso, o prato é muito econômico e leva poucos ingredientes na receita. Além disso, mesmo quem não tem muitos domínios na cozinha consegue fazer tranquilamente o prato. Desse modo, é válido testar a receita naqueles dias em que deseja comer algo diferente com amigos ou familiares, por exemplo. Além do mais, o escondidinho de mandioquinha combina também com outros tipos de recheio tranquilamente.

Por fim, é importante também lembrar que essa receita rende apenas 6 porções, então, se você deseja servir um número grande de pessoas, o melhor é dobrar a receita. Além disso, esse prato também pode ser servido com outros acompanhamentos tranquilamente. Por isso, é ideal para qualquer almoço ou jantar, pois combina com vários pratos. Então, vamos a seguir ao modo de preparo e quais ingredientes usar para fazer um escondidinho divino.

Publicidade
Escondidinho de Carne Seca e Mandioquinha
Escondidinho de carne seca com mandioquinha (Imagem: Google)

Ingredientes para o escondidinho: 

Para o purê:

Como fazer escondidinho de carne seca e mandioquinha

Primeiramente, você vai colocar a manteiga para derreter em uma panela com o fogo médio e depois deixar a cebola refogar até ficar murcha. Depois, adicione o alho, o pimentão, o tomate, a carne-seca, o sal, o tempero verde e em seguida espere refogar por mais ou menos 5 minutos. Posteriormente, apague o fogo e reserve esse refogado.

Agora, em outra panela coloque a manteiga para aquecer com o fogo em temperatura média. Em seguida, adicione a mandioquinha junto com sal e o creme de leite e misture até virar um purê homogêneo. Logo depois, em um recipiente untado e grande, adicione a carne refogada e logo depois o purê de mandioquinha em cima. Por fim, salpique o queijo coalho e leve ao forno para gratinar, cerca de 15 minutos.

Para finalizar, retire o escondidinho do forno e sirva ainda quente, podendo ser com outros acompanhamentos ou puro. Sem dúvidas, todos ficarão com água na boca só em sentir o cheiro desse prato delicioso.

Publicidade

Esse escondidinho é sucesso

Por fim, é válido lembrar que essa é uma receita bem simples e muito presente na culinária brasileira. Geralmente, a versão original é feita com mandioca e carne seca, mas existem inúmeras variações da receita em todas as regiões. Por isso, a versão é apenas uma que você pode acrescentar ao seu cardápio para fazer sempre que quiser.

Além do mais, caso você tenha em sua geladeira, batata, abóbora ou inhame, você pode utilizar para fazer o purê. Também, se quiser variar o recheio, pode adicionar camarão, peixes, frango e outros tipos de carne. Ou seja, nesse prato você pode inovar sempre que quiser e ter um prato saboroso em ocasiões especiais.

Publicidade