Carregando...

Receita de Arroz Doce Cremoso.

Publicidade

Essa receita de arroz doce cremoso, também é chamada de arroz de leite. No entanto, é uma comida típica que não pode faltar nas festas juninas em praticamente todo o Brasil. Entretanto, sua origem foi na Ásia, e veio para o Brasil na época da colonização portuguesa.

Dessa forma, até mesmo nas sobremesas do dia-a-dia, essa receita está presente, e disponível em várias versões. Sendo assim, muitas vezes levando toques especiais de acordo com o gosto de cada família. Saiba então, que na índia por exemplo, é bem comum encontrar arroz com açúcar em casamentos hindus, também considerado como um prato típico.

Contudo, já na Tailândia, é servido com coco e fatias de manga, e bem menos açúcar do que estamos acostumados. Portanto, na época do Império as pessoas ricas, na maior parte de origem portuguesa, faziam também esse doce. Quer saber mais? Então, continue conosco até o final e descubra os segredos que fazem essa receita de arroz doce cremoso, ser tão querida!

Publicidade
Receita de Arroz Doce Cremoso
Receita de Arroz Doce Cremoso (Imagem: Canva Pro)

Você Sabe Quais São os Benefícios do Arroz Branco?

Sabemos que o arroz tem muitas fibras. Mas, que estão presentes em outras camadas do grão, no integral por exemplo. Portanto, em comparação com o arroz integral, o arroz branco tem menos fibras e vitaminas. Apesar disso, não quer dizer que o arroz branco seja ruim. Afinal, cada alimento tem suas propriedades nutricionais.

A recomendação é comer esse alimento com moderação. Mas, com uma receita de arroz doce cremoso dessa, é difícil resistir, não é mesmo? Desse modo, o arroz é o terceiro alimento mais consumido no mundo, sabia? Perdendo apenas para o milho e o trigo. Isso, se tratando do grande acompanhante da maioria dos pratos das casas brasileiras.

Mesmo contendo grande quantidade de carboidrato, e visto como vilão das dietas. O arroz passou a ser um item obrigatório na vida dos celíacos, em forma de farinha aos grãos, afinal, não contém glúten. No entanto, um estudo realizado pelo Baylor College of Medicine nos Estados Unidos, mostra que o consumo de uma porção diária de arroz, branco ou integral, ajuda a equilibrar a pressão arterial e níveis de colesterol.

Publicidade

Isso, faz com que o corpo tenha menos gordura e mais sais minerais, como ferro, magnésio e potássio. Além disso, diminui o índice glicêmico por conta das grandes quantidades de amido. O carboidrato, por sua vez, não deve ser encarado como vilão. Pois, os carboidratos são fontes de energia para nosso dia-a-dia. Sendo assim, para fazer essa deliciosa receita de arroz doce cremoso, siga a receita a seguir.

Ingredientes Receita de Arroz Doce Cremoso.

Modo de Preparo.

Em uma panela, coloque a água, o arroz e o pedaço de canela, e cozinhe em fogo médio com a panela parcialmente tampada. Dessa forma, cozinhe por mais ou menos 10 minutos, ou até começar a secar a água. Acrescente o leite, o leite condensado e a casca do limão (um pedaço grande para conseguir retirar depois).

Misture e deixe cozinhar até ferver. Quando levantar fervura, reduza o fogo e cozinhe, mexendo às vezes, até ficar cremoso. Coloque em um recipiente, espere esfriar e leve à geladeira. Polvilhe canela se desejar, e está pronto para servir. Essa receita rende em média 6 porções grandes e o tempo total de preparo é de 30 minutos.

Considerações Finais.

Para finalizar, temos uma dica importante para esse preparo. Ou seja, para a mistura ficar mais uniforme, junte o leite condensado com o leite antes de ir a panela. Pois, isso vai evitar que grude ou queime no fundo da panela.

Se desejar, você pode acrescentar cravos da índia, ou doce de leite, adoçar de acordo com o seu paladar. Desse modo, poderá ir ajustando o nível de doçura, com o leite condensado. Agora que você já sabe como fazer, não deixe faltar essa receita nas reuniões de família. Com certeza fará sucesso!

Publicidade