Carregando...

Maravilhosa Receita de Rocambole de Doce de Leite.

Publicidade

Você sabia que o famoso rocambole foi trazido da Europa durante a época do império? Pois é! Mas, desde então ele veio sofrendo mudanças na sua receita. Ou seja, se tornando mais “abrasileirada”. Dessa forma, essa maravilhosa receita de rocambole de doce de leite, se tornou um dos doces mais consumidos pelos brasileiros.

Ele é tipicamente um doce de padaria, com a aparência enrolada, com bastante recheio, e por fora normalmente acompanha coco, ou doce de leite. Sendo chamativo pela sua aparência, seu sabor é inconfundível. Então, em cada mordida é possível sentir a mistura da maciez da massa, com a leveza do recheio. Uma combinação perfeita e impossível resistir.

Fazer essa receita em casa parece desafiador. Afinal, é um bolo fino com recheio e enrolado. Mas com a técnica e todo cuidado, você vai fazer um rocambole, melhor que o da padaria. Muitas receitas têm origem europeia, por causa dos costumes com doces mais refinados, então, boa parte das guloseimas vem de lá. Mas como o brasileiro sempre deixa sua marca, fez mudanças para que a receita pudesse ser reproduzida aqui.

Publicidade
Maravilhosa Receita de Rocambole de Doce de Leite
Receita de Rocambole (Imagem: Canva Pro)

Tipos de Receitas de Rocambole.

Cada país faz suas receitas de acordo com o paladar e ingredientes de sua região e cultura. Mas muitas vezes, a fusão de técnicas faz muito sucesso, como é o exemplo do rocambole.

Por este motivo é possível encontrar vários tipos de receitas de rocambole como: doces, salgados, com frutas, doces de leite, chocolate, entre outras opções. A massa que será utilizada no preparo dessa maravilhosa receita de rocambole de hoje, é a de pão de ló.

No entanto, essa é uma receita clássica na confeitaria, mas seguindo exatamente como ela é, vai dar certo.  Você agregará muito mais sabor a essa receita se fizer ela totalmente de maneira artesanal. Desse modo, se possível, faça o doce de leite caseiro, conforme a dica dessa receita.

Publicidade

Ingredientes.

Modo de Preparo Doce de leite Caseiro.

Em uma panela de pressão, coloque uma lata de leite condensado totalmente fechada. Observação importante: se tiver papel na embalagem, retire com uma faca e raspe a cola. Isso, para não entupir a válvula da panela de pressão. Cubra a lata com água, até dois dedos acima.

Tampe e leve ao fogo médio. Aguarde a panela pegar pressão e espere cozinhar por 22 minutos. Desligue o fogo e deixe sair a pressão da panela de maneira natural. Será o tempo ideal para terminar de cozinhar. Quando a pressão terminar de sair, abra a tampa.

Contudo faça isso com cuidado, e retire a lata, preferencialmente com uma pinça, luva ou até mesmo uma escumadeira pode te ajudar. Deixe esfriar por pelo menos 2 horas antes de abrir a lata. Entretanto, se possível faça esse doce de leite caseiro, no dia anterior e coloque gotinhas de baunilha para melhorar o resultado.

Modo de Preparo Massa de Rocambole.

Para a massa do rocambole, pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira e passe farinha (retire o excesso). Para essa receita, é recomendado usar uma assadeira de 30x40cm. Em uma tigela separada, peneire a farinha e o açúcar.

Pegue os ovos, separe as claras da gema e faça clara em neve. Quando estiver bem firme, adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater.  Em seguida, acrescente as gemas e continue batendo em velocidade baixa. Acrescente o restante dos ingredientes e bata até que fique uma mistura homogênea. Por último, leve a mistura para assar em forno médio, já pré-aquecido a 180ºC, por 15 ou 20 minutos.

A massa não pode ficar seca. Após assada, deixe ela amornar, e desenforme sobre um pano de prato úmido. Umedeça com leite morno e recheie. Ainda morno, enrole com a ajuda do pano de prato, e leve para gelar. Dessa forma, transfira para um recipiente, decore como desejar e se delicie!

Considerações Finais.

Aproveite para saborear esta deliciosa receita de rocambole de doce de leite com as pessoas que você ama. Pois, todos vão adorar a textura e o sabor desta receita maravilhosa. Entretanto, também aproveite para compartilhar a receita com suas amigas que amam cozinhar.

Publicidade