Carregando...

Saborosa Receita de Palha Italiana

Publicidade

A saborosa receita de palha italiana surgiu no século XIX e, desde então, não abandonou mais as cozinhas. Inclusive, surgiu na região Sul do Brasil, pelas mãos de imigrantes. Sendo uma opção incrível para o almoço de domingo, aquele doce especial após o almoço ou mesmo para fazer e vender em porções que variam de tamanho.

Da mesma maneira, surgiram algumas variantes na receita, que já foi chamada de “salame di cioccolato”, marcado pela presença de ingredientes fáceis de serem encontrados e que, quando misturados, criam uma mistura única, que desgruda da panela.

Então, separamos aqui tudo o que você precisa para preparar a receita tradicional da palha, mas também algumas dicas de como deixar o recheio ainda mais incrível e diferente, com aquele sabor que você realmente ama. Confira!

Publicidade
Saborosa Receita de Palha Italiana
Saborosa Palha Italiana (Imagem: Google)

Saborosa receita de palha italiana tradicional

Primeiramente, vamos à receita tradicional que fica pronta em menos de 40 minutos. Então, você vai precisar de: 2 latas de leite condensado, 2 colheres de margarina, 5 colheres de chocolate em pó, 2 pacotes de biscoito tipo maisena e açúcar. Esse último vai servir para confeitar. Se você usar um chocolate mais acentuado, é válido reduzir em torno de uma colher.

Agora vamos começar com o preparo. Dessa forma, pegue uma panela e coloque a manteiga e, quando derreter, acrescente o leite condensado e o chocolate. Misture tudo e mexa em fogo médio até atingir o ponto de brigadeiro, soltando do fundo da panela. Deixe em um recipiente com plástico em contato até esfriar.

Em seguida, pegue os biscoitos de maisena e os quebre em pedaços. Não é para triturar! Você deve quebrar em pedaços pequenos usando os dedos mesmo. Depois, vá adicionando ao brigadeiro, misturando bem até criar um tipo de massa.

Publicidade

Montagem

Com o brigadeiro e os biscoitos misturados, pegue uma forma, preferencialmente de alumínio ou inox e unte com margarina, faça uma camada bem fina. Adicione toda a mistura à forma, usando uma colher para assentar tudo, deixando essa massa reta e sem bolhas.

Enfim, coloque na geladeira e deixe até gelar bem, o que vai facilitar para tirar do recipiente. Para desenformar, comece polvilhando açúcar na superfície onde vai colocar o doce, o ideal é que todo o fundo ou local onde a receita terá contato, tem que ter açúcar. Desenforme em cima dessa superfície e polvilhe açúcar por cima de toda a receita de palha italiana.

Agora, já está pronto. É só cortar os pedaços e servir! Mas lembre-se de deixar na geladeira enquanto não forem consumidos. Se for para venda, você pode polvilhar açúcar nas laterais, antes de colocar no potinho. Isso facilitará o manuseio, evitando que as bordas fiquem grudando e sujando o plástico.

3 dicas para fazer a receita

Ainda que seja uma receita bem simples, ficam algumas dúvidas sobre o preparo. Assim, a primeira dica é: espere o brigadeiro esfriar bem antes de misturar com os biscoitos. Caso contrário, os biscoitos acabam murchando e não ficam com aquele aspecto crocante e delicioso.

Outra dica é montar diretamente em um recipiente do seu interesse, exigindo cuidado na hora de colocar a “massa”, já que você não vai poder ficar mexendo muito. Se tiver maiores dificuldades em untar a forma, você pode usar folhas de papel manteiga. Só lembre de colocar no fundo, bem como nas laterais.

A terceira dica é trocar o uso do açúcar, que não é o mais amado de todos. Neste caso, o ideal é sempre usar versões em pó. Como o cacau ou mesmo granulados triturados, amendoim e assim por diante. Neste caso, você já está saindo da versão tradicional, mas claro que é uma opção válida.

Receita de palha italiana com creme de laranja

Atualmente, você encontra diversas variações de palha e uma delas é com o creme de laranja. Neste caso, você vai precisar de 100g de doce de leite, 1 colher de cacau em pó (ou 2 de chocolate comum), 2 pacotes unitários de biscoito, meia caixa de creme de leite, 1 xícara de chocolate branco picado, 1 colher de mel (opcional) e 4 colheres de suco de laranja natural (pode ser licor).

O preparo é bem parecido e começa com o “brigadeiro”. Então, pegue uma panela e coloque o doce de leite, creme de leite e o cacau. Misture até o ponto do brigadeiro. Desligue o fogo e reserve. Pique os biscoitos e misture quando o brigadeiro estiver frio. Separadamente, misture o chocolate branco derretido com o suco de laranja.

Com tudo frio, unte uma forma com manteiga (ou papel manteiga), coloque metade da massa (brigadeiro com os biscoitos), acrescente o recheio de laranja e finalize com o restante da massa. Leve para gelar bem. Como o centro fica um pouco mais mole, é interessante deixar na travessa que vai servir ou ter cuidado na hora de desenformar.

Crie a sua palha

Por fim, uma dica interessante é criar a sua palha com os ingredientes que você mais gosta. Ou seja, você pode usar a base da receita de palha italiana tradicional e alterar um pouco o brigadeiro ou mesmo adicionar mais recheios. Só tome cuidado com os excessos, para sentir o sabor de tudo.

Assim, uma opção é adicionar uma camada de Nutella, seja no meio ou mesmo na parte superior, depois que a receita for desinformada e antes do açúcar. O que vai conferir um aspecto mais doce. Se você gosta de chocolate mais amargo, use uma barra de chocolate 40% ou superior no lugar do chocolate em pó do brigadeiro.

Enfim, você pode fazer um brigadeiro de leite ninho (trocando o chocolate por ninho), de beijinho (acrescentando coco), licor, rum e muito mais. Porém, a nossa dica é nunca usar nenhum biscoito recheado ou de sabor, prefira o simples mesmo. Assim, você confere mais da receita e ainda tem aquela crocância que estava esperando.

Publicidade