Carregando...

Trabalhar Entregando Para o Mercado Livre

Publicidade

Trabalhar entregando para o mercado livre é uma das melhores alternativas para aqueles que buscam uma renda extra, querem mudar de rotina, ampliar os ganhos mensais ou ter um novo campo de atuação.

Inclusive, tornou-se um dos serviços referência diante da crise, quando muitas empresas fecharam as portas, mas outros continuaram encomendando pacotes.

Além disso, a empresa vem trabalhando para acelerar as entregas, com as opções Full (entrega rápida), usando depósitos. Portanto, venha saber tudo sobre isso!

Publicidade
Trabalhar Entregando Para o Mercado Livre
Mercado Livre (Imagem: Google)

Uma nova opção de trabalho

A princípio, vale destacar que o Mercado Livre tem duas opções de envio: o Flex e o Extra. Em ambas as opções, o foco da empresa é tornar as entregas mais rápidas, evitando as reclamações e abrindo espaço na concorrência.

Na entrega Flex, as encomendas são entregues no mesmo dia do pedido ou no dia seguinte, ideal para as encomendas de urgência. Aqui, você será um intermediário, trabalhando com empresas que estão dentro do Mercado Livre. Afinal, a maior parte do público compra e quer aquele item o quanto antes.

Já nos Envios Extra, funciona através dos depósitos ou galpões. Dessa forma, você vai até esses espaços, recolhe e faz a entrega. Uma dúvida comum é como o Mercado Pago consegue entregar tão rápido assim. Basicamente, o que acontece é que, após o pedido ser feito, a empresa faz o empacotamento e envio do produto em até duas horas.

Publicidade

Como as entregas são realizadas?

O Mercado Livre tem o objetivo de reduzir o uso dos Correios e, com isso, não fica dependente desse sistema. Ao mesmo tempo, isso eleva as parcerias com transportadoras menores, plataformas de crowdshipping. E, caso não saiba, o crowdshipping é justamente o trabalho que você irá fazer, movimentando pessoas comuns que querem uma renda.

Nesta modalidade, você usa seu próprio veículo, ou mesmo um alugado, para pegar as encomendas e entregar nos endereços devidos. Não à toa, a empresa se destaca por aumentar a renda de milhares de famílias, já que não depende de grandes empresas.

Mas, para que isso funcione, existem os depósitos, espalhados em diversas regiões. Portanto, ao navegar pelo site usando o CEP de entrega, a página já mostra os resultados de acordo com esses depósitos próximos. Então, sempre que o produto estiver disponível, o cliente tem a opção das entregas rápidas, que ganham destaque no site.

Como trabalhar entregando para o Mercado Livre

Agora é hora de descobrir como começar a vender usando uma das plataformas que mais vendem online. Mas, primeiro, anote os requisitos solicitados para a empresa para ser um entregador:

Ter um veículo de até 15 anos, pode ser moto, carro, vans e outros; esse veículo deve estar regulamentado e em bom estado; no caso de uso de motos, você deve possuir um bagageiro ou mochila de, ao menos, 80 litros de capacidade; carteira de Habilitação regular; possuir um celular e acesso à internet e possuir um CNPJ, podendo ser como MEI com atividade principal/secundária como “entregas”.

A partir desses requisitos, você pode fazer o seu cadastro.

Confira o passo-a-passo

O primeiro passo é acessar a página oficial para entregadores ou já baixar o app no seu celular. Para acessar, você deve ter uma conta no Mercado Livre, então, se não tiver, já inicie esse primeiro cadastro.

Depois, você vai abrir o app do Extra Envio e completar com todos os dados solicitados. Como o tipo de veículo, informações sobre ele, CNPJ e outras. Quando tudo estiver completo, você vai validar a sua conta. O que geralmente envolve o envio de fotos suas e de documentos, associação de conta para recebimento e mais.

Quando tudo estiver completo e, antes de seguir para a próxima página, confirme os dados. Na modalidade Flex, você terá contato direto com os vendedores e, por isso, deve entrar em contato com a empresa. Ou seja, o Extra Envios é mais simples.

E agora?

Após realizar e confirmar o seu cadastro, você já pode começar a fazer as entregas. Mas uma dica é sempre fazer o treinamento do Mercado Livre e ler todos os tutoriais.

Assim, você recebe no app as ofertas de percursos disponíveis e pode ou não aceitar, em todas você vê valores e a duração média das viagens.

Dessa forma, ao aceitar aquela entrega, vai até o galpão/ponto da coleta, pega os pacotes e começa a entregar.

Trabalhar entregando para o Mercado Livre: quanto dá para ganhar?

O Mercado Livre informa que os ganhos dependem do número de entregas. Ou seja, você faz a sua renda. Em síntese, a média que um autônomo pode ganhar ao dia é R$ 240. Uma vantagem é que a empresa dá prêmios para os entregadores que se esforçam, de acordo com a quantidade de pacotes que entrega.

Enfim, os pagamentos são realizados uma vez na semana, sempre na sexta-feira, e você recebe diretamente pelo Mercado Pago.

Por fim, quando o dinheiro cair na conta, você pode transferir para outras contas via Pix, realizar compras e pagamentos ou até solicitar um cartão Mercado Pago. Saiba Mais com a Gente e não perca nenhuma novidade, clique aqui e confira os demais posts!

Publicidade