Carregando...

Veja Como Baixar Carteira de Trabalho Digital

Publicidade

Primeiramente, o objetivo principal da carteira de trabalho digital é melhorar e trazer maior facilidade para os trabalhadores. Pois, a finalidade da carteira digital é adicionar toda a experiência profissional formal durante a vida do trabalhador. Desse modo, sempre que houver necessidade de fazer alguma consulta, o trabalhador já tem o aplicativo em mãos. Então, veja como baixar a carteira de trabalho digital e aproveite as facilidades.

Além disso, segundo o governo federal esse aplicativo é o mais baixado dentro do portal Gov.br, possuindo cerca de 500 milhões de downloads. Além disso, segundo pesquisas do Dataprev, os requerimentos feitos pelos trabalhadores contam com 59% no aplicativo. Sendo assim, mais de 7 milhões dos 12,7 milhões de requerimentos foram feitos através do aplicativo ou site de forma digital.

Desse modo, através do aplicativo é possível consultar pela internet todas as informações acerca de contratos de trabalhos atuais ou antigos. Ou seja, o aplicativo conta cm serviços como seguro-desemprego, concessão de benefícios, abono salarial, benefício emergencial e outros. Além de contar com solicitações de documentos ágeis e rápidas. A seguir veja como obter a carteira de trabalho digital de forma fácil e segura.

Publicidade
Veja Como Baixar Carteira de Trabalho Digital
App carteira digital (Imagem: Google)

Como fazer para ter a carteira digital

Antes de mais nada, o trabalhador deverá fazer uma conta no site do Gov.BR, para isso, basta entrar no site e se cadastrar. Mas, se você já tiver cadastro e não se recordar, o próprio site mandará mensagem informando. Além disso, caso não lembre qual a senha, poderá redefiní-la usando o link de recuperação.

Posteriormente, ao ter em mão senha e login, você deverá clicar em “Carteira de Trabalho Digital”. Depois, ir no botão verde escrito “solicitar”, em seguida clicar no botão azul escrito “quero me cadastrar”. Por fim, basta colocar as informações solicitadas ao cadastrar e pronto.

Agora, se você pretende usar o celular para acessar a carteira de trabalho digital, primeiro você deverá entrar na loja de aplicativos do seu celular. Ao entrar, pesquise por carteira de trabalho digital e instale em seu dispositivo. Depois de baixado, abra o aplicativo, coloque o login e a senha que já foram cadastrados em Gov.BR.

Publicidade

Continua sendo necessária a versão impressa?

Atualmente, não há mais necessidade de usar a versão da carteira de trabalho impressa para quem fizer uso da digital. Pois, desde o ano de 2019, a CTPS digital é válida sem precisar fazer uso da versão impressa. Mas, caso o trabalhador tenha iniciado a carreira profissional usando a versão impressa, é necessário mantê-la guardada. Pois, nela consta os registros de trabalhos anteriores que servem como comprovação para o trabalhador.

Além do mais, a carteira na versão física ainda pode ser usada em casos do trabalhador que não possua o eSocial. Pois, nesse portal onde são registradas todas as anotações de trabalho e contratos antigos e atuais. Além disso, fica registrado eletronicamente no portal as anotações como salário, férias e outros.

Portanto, é válido lembrar que a Carteira de Trabalho Digital é usada apenas como documento para comprovações do contrato de trabalho. Então, legalmente não pode ser utilizado como documento de identificação por não ter validade para essa finalidade.

As facilidades da carteira de trabalho digital

Por fim, é válido ressaltar que a versão do aplicativo existe desde 2017, no entanto, a substituição do documento físico ocorreu apenas em 2019. Com isso, a versão física deixou de ser necessária em algumas ocasiões no momento da contratação.

Desse modo, o trabalhador que já possui a carteira de trabalho digital só precisa apresentar o CPF ao ser contratado. Por outro lado, para o empregador, as informações que antes eram impressas na carteira, atualmente só precisam ser informadas no eSocial.

Publicidade