Carregando...

Veja Como Criar e Usar QR Code

Publicidade

Atualmente, a internet modificou a forma como fazemos diversas tarefas. Entre elas, o acesso a diversas informações foi modificada pelo QR Code, que permite desde leitura de notícias até pagamentos online. Neste sentido, veja como criar e usar Qr Code!

Um levantamento do Neotrust apontou que, em 2022, o comércio cresceu 27% no Brasil. Neste sentido, a alta ocorreu após o período de pandemia, onde a população se mostrou interessada em comprar após tanto tempo em casa. Dessa forma, o QR Code foi um dos métodos de pagamento mais usados nesse período.

Sendo assim, se engana quem pensa que QR Code é somente para pagamento, pois o código foi criado para diversas finalidades. Por isso, veja como criar e usar QR Code, qual é a sua funcionalidade e como usá-lo no seu smartphone para realizar uma série de tarefas.

Publicidade
QR Code - Veja Como Criar e Usar Esse Recurso
Criar Qr Code (Imagem: Google)

O que é QR Code?

Veja como criar e usar o QR Code (Quick Response Code), pois ele é um código bidimensional usado para compartilhar arquivos, links e informações digitais. Após o código ser criado, é necessário escaneá-lo com a câmera do seu smartphone para acessar o conteúdo em outro dispositivo.

Hoje, o uso do QR Code é bastante amplo, indo de opções que incluem o simples compartilhamento de um link, pagamento feitos pelo celular, e até mesmo a validação de ingressos e brindes.

Assim, existem diversas formas de gerar o seu próprio código QR Code através de sites e aplicativos, onde a câmera do seu celular pode ser utilizada para escanear esse módulo de código. Inclusive, alguns celulares já possuem um programa próprio para essa tarefa.

Publicidade

Como ler um QR Code?

A leitura de um QR Code é feita através da câmera do smartphone. Assim, o aparelho identifica o código e, sem seguida, exibe o conteúdo armazenado. Nos modelos antigos, era necessário baixar um app para ler QR Codes.

No entanto, smartphones modernos já possuem um leitor próprio integrado à sua câmera. Dessa forma, basta abrir o app da câmera, apontar para o código e aguardar a leitura. Depois, um link surge na aba seguinte. Depois, basta tocar na opção para abrir o conteúdo no navegador ou qualquer outro aplicativo.

Se o seu celular não tem uma câmera que possa ler o código, é necessário usar o aplicativo Google Lens. Com o Lens integrado, o app pode usar a câmera para traduzir textos, identificar palavras e, é claro, ler QR Code. Para isso, basta seguir esse passo a passo:

Como criar um QR Code?

Hoje, existem formas diferentes para criar um QR Code. Por exemplo, apps como Instagram e WhatsApp, já permite criar um código de barras que dê acesso ao próprio perfil ou a um grupo. Por outro lado, o Google Chrome usa o QR Code para gerar um código de acesso a qualquer página da Web.

Independente do conteúdo, para criar um QR Code, é possível recorrer a ferramentas online ou apps para smartphones, como o leitor de código de barras e QR, disponível para Android e iOS. O aplicativo permite incluir links, imagens, cartões de contato e até mesmo redes Wi-Fi. Para usa-lo, confira o passo a passo:

Após alguns instantes, o app irá gerar o seu QR Code. Inclusive, é possível alterar o conteúdo e compartilhar a imagem em outros aplicativos.

Para criar um QR Code no computador, sem a ajuda de aplicativos, é ideal usar algumas ferramentas, como o QR Code Generator para Web. No site, podemos criar e personalizar o código rapidamente, com opções de compartilhamento.

Em outros casos, é possível criar o QR Code diretamente nos apps. É o caso do Chrome, WhatsApp, Spotify e Instagram, que contam com um sistema próprio para gerar códigos QR.

Por que usar um QR Code?

O QR Code é uma ferramenta versátil com diversas aplicações. Por exemplo, ele é muito usado para entregar informações aos usuários, como cardápios virtuais, acesso a redes sociais, convites de casamento, e até mesmo pesquisas e formulários a serem respondidos.

Além disso, o QR Code é um recurso muito utilizado em diversas situações de pagamento. Com a chegada do Pix, o QR Code também passou a ser usado como forma de cobrança, agilizando pagamento e passando credibilidade aos clientes.

Isso porque, com ele, é possível gerar um código com o valor fixo de uma transação, ou permitir que o próprio consumidor digite a quantidade. Por fim, o código é gerado a partir dos próprios apps de bancos e instituições financeiras, para efetuar o pagamento.

Publicidade