Carregando...

Veja como criar um QR Code

Publicidade

Em suma, o QR Code, ou Quick Response Code, é um código bidimensional usado para compartilhar arquivos, links, pagamentos e diversas outras informações digitais. Logo após o código ser gerado, é necessário escaneá-lo com a câmera do seu celular, para poder ter acesso ao conteúdo em outro dispositivo. Por isso, para facilitar a sua vida na hoa de compartilhar informações, veja como criar um QR Code!

Atualmente, o uso de QR Code é muito amplo na sociedade, com diversas opções que incluem compartilhamentos via link, validação de pagamentos e ingressos. Ou até mesmo outras compras feitas pelo celular. Em geral, existem várias formas para gerar o seu próprio código por meio de sites e aplicativos, e para fazer isso, basta apenas usar a câmera do seu celular, que deve sempre escanear o modelo de código.

Inclusive, vale citar que a leitura do QR Code é realizada através da própria câmera do celular. No processo, o aparelho identifica o código e, em seguida, apresenta o conteúdo armazenado. Em modelos de celulares mais antigos, era preciso fazer o download de um aplicativo voltado para fazer essa função. Mas, o problema foi resolvido em modelos mais recentes, que contam com o serviço de leitura de QR Code desde a sua fabricação.

Publicidade
Veja como criar um QR Code
QR Code (Imagem: Google)

Veja como criar um QR Code

Em geral, podemos dizer que existem diversas formas diferentes para criar um QR Code. Atualmente, alguns aplicativos como WhatsApp e Instagram, por exemplo, permitem a criação de um código de barras que oferece acesso ao próprio perfil do usuário ou a um grupo. Paralelamente, o Google Chrome pode ser usado para criar um código de acesso a qualquer página da Web.

Sendo assim, se você deseja criar um QR Code com conteúdos gerais, é bastante simples. Para você recorrer a ferramentas online ou aplicativos para smartphones, tais como o leitor de código de barras e QR Code, disponível para Android e iOS. No aplicativo, é possível incluir links, cartões de contato, fotos, ingressos, e até mesmo redes Wi-Fi. Para isso, confira o passo a passo de como realizar:

Por outro lado, para poder criar um código no computador, sem precisar de aplicativos, é necessário que você busque por ferramentas online, como o QR Code Generator para Web. Bastante simples, o site permite que você crie e personalize o seu código de forma bem prática, além de dar opções de compartilhamento.

Publicidade

Vale a pena usar o QR Code?

Basicamente, podemos dizer que o QR Code é uma ferramenta bastante versátil, que oferece diversas aplicações. Por exemplo, o QR Code tem sido muito usado para oferecer mais informações aos usuários, tais como abrir um cardápio virtual de um restaurante, acessar o perfil de uma rede social, apresentar detalhes sobre um evento, ou preencher um formulário de pesquisa ou emprego.

Além disso, o QR Code foi incorporado em diversas situações de pagamentos atuais, por exemplo, com a chegada do PIX, o QR Code passou a ser utilizado com uma forma de cobrança, pois é muito simples criar um código com o valor da transação, ou até mesmo permitir o consumidor a digitar a quantia.

Por fim, podemos dizer que o QR Code ainda está engatinhando no mundo virtual. Isso porque, com o crescimento dos meios de pagamentos e novas tecnologias, muitas funcionalidades para ele ainda serão criadas e, possivelmente, é capaz de qualquer coisa no futuro possuir o seu próprio link.

Publicidade