Carregando...

Veja Como Parcelar o IPTU Atrasado

Publicidade

Primeiro, é importante lembrar que esse ano já foi dado início ao pagamento do IPTU atrasado. Além do mais, é necessário se atentar aos prazos e valores para quitar tudo em dia e não embolar com outras contas. Desse modo, saiba que você deve ficar atento as datas de pagamento do seu IPTU, para não deixar que atrase. Mas, caso isso ocorra, veja como parcelar o IPTU atrasado e quite a sua dívida.

Portanto, você pode escolher duas maneiras para pagar o seu IPTU, podendo ser parcelado ou de uma única vez. Desse modo, na modalidade parcelado, deverá ser pago o valor pelo cidadão no dia escolhido pelo contribuinte. Ou também, é possível pagar o valor escolhido nas datas 9 e 14 de cada mês. Além disso, caso o contribuinte opte por pagar parcelado, os boletos posteriores vão ser enviados através dos correios antes do vencimento.

Desse modo, é válido ressaltar que é um dever de todo cidadão ter a responsabilidade de pagar seu IPTU em dia. Além disso, caso o pagamento não seja efetuado, o cidadão terá que arcar com uma série de penalidades. Como por exemplo, pagamento de juros, multas, atualização monetária, dentre outras. 

Publicidade
Veja Como Parcelar o IPTU Atrasado
Como parcelar IPTU atrasado (Imagem: Google)

O que acontece se não pagar IPTU

Além do mais, caso o IPTU não seja pago, o nome do cidadão será incluído no Cadastro Informativo Municipal (CADIN). Além disso, se o mesmo contribuinte estiver com dívida no DAM, será feita a cobrança por meio de um processo judicial. Também, poderá ter os bens penhorados para que o valor devido seja quitado.

Portanto, caso ocorra atraso de pagamento, será aplicada multa diária de 0,33%, podendo chegar até 20%. Além disso, no próximo vencimento, poderão ser cobrados atualização monetária e por mês juros de mora de 1%. Portanto, serão cobrados esses incidentes em cima do valor do débito, e também multa e a atualização monetária.

Desse modo, o contribuinte terá duas opções de realização do pagamento dos boletos em atraso. Primeiro, ele pode ter acesso no site da prefeitura a 2ª via do boleto, da qual já terá os acréscimos necessários. Ou também, fazer o pagamento online através da internet banking ou caixa eletrônico.

Publicidade

Como pagar valores em atraso

Então, como visto até aqui, existem duas maneiras para quitar o IPTU, podendo ser parcelado ou à vista. Caso você opte por pagar à vista, poderá ter um desconto chegando a 3% em cima do valor. Por outro lado, caso opte por parcelar, poderá dividir o imposto em cerca de dez prestações iguais por mês sem cobrar juros.

Além disso, o pagamento deve ser efetuado nos bancos conveniados até o vencimento. Então, usando a segunda via você poderá pagar com boleto em caixas eletrônicos, internet banking ou em guichês de bancos das lotéricas e bancos postais.

Além do mais, não é preciso boleto em bancos com opção para pagamento online utilizando apenas o número do cadastro do seu imóvel. Portanto, o modo de acessar poderá variar entre bancos. Mas, geralmente, poderá escolher as opções para pagamentos sem utilizar o código de barras. Normalmente, essa modalidade é feita em terminais de autoatendimento ou no site do seu banco.

É importante manter em dia o seu IPTU

Para finalizar, foi possível entender que o pagamento do seu IPTU deve estar em dia, como qualquer outra conta. Pois, caso isso ocorra, o contribuinte poderá sofrer penalidades. Sendo assim, pode acontecer de pagar multas ou até mesmo perder o imóvel. Por isso, é importante manter o seu pagamento em dia e não deixar suas parcelas atrasarem em hipótese alguma. Mas, caso ocorra, não demore para resolver ou a dívida pode acabar virando uma bola de neve.

Publicidade