Nesse post, você vai descobrir como receber Vale Gás e conferir muitas outras informações sobre esse benefício que ganhou destaque no último ano.
Em suma, a medida foi uma maneira do Governo suprir a necessidade pelo gás de cozinha, já que famílias mais pobres estavam encontrando dificuldades para comprar. Vale lembrar que, com a pandemia do Covid-19, o preço dos produtos aumentaram, incluído de itens básicos, gerando uma série de queixas, fome e problemas.
Desse modo, a cesta básica encareceu junto com o gás, que ultrapassou a margem de R$ 200 em alguns Estados. Então, confira como receber o vale gás.
O Vale Gás foi direcionado há mais de 5,60 milhões de famílias, um número que vem crescendo decorrente da economia. Esse projeto foi implementado no final de 2021 e direcionado para as famílias mais vulneráveis. Dessa forma, trata-se de um recurso bimestral, ofertado a cada dois meses, para a compra do gás de cozinha.
Neste caso, o valor é de 50% do preço médio dos botijões de 13kg. Inclusive, diversas medidas vêm sendo adotadas para evitar que as empresas superfaturem em cima do produto. Como o valor do botijão não está estável, a ANP avalia o valor médio todos os meses, fazendo com que o benefício também possa ter alternações.
Até 30 de junho de 2022, o valor bimestral do benefício foi de R$ 53. O benefício está regulamento pela Lei nº 14.237, novembro de 2021 bem como pelo Decreto nº 10.881 de dezembro de 2021.
Se você ainda não sabe como receber Vale Gás, saiba que tudo começa com o Cadastro Único.
Basicamente, esse cadastro é o que regulamenta e garante que todos os órgãos responsáveis tenham acesso a todas as informações dos usuários e a garantia do recebimento dos benefícios. Sendo assim, para receber qualquer benefício Governamental, você precisa fazer o CadÚnico.
Até o momento, uma grande parte dos brasileiros que recebem o Auxílio Brasil já estão recebendo o Vale Gás. E, se você atrasou o pagamento do IPTU, confira aqui como fazer o parcelamento e regularizar a sua casa.
Para receber o benefício, os requisitos a serem cumpridos são: inscrever-se no CadÚnico; ter uma renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar total menor que três salários-mínimos (sempre atualizados); brasileiros que façam parte do programa de transferência de renda por alguma das três esferas governamentais; possui no núcleo familiar algum indivíduo que receba o BPC.
Por outro lado, devido ao grande número de inscritos, o Ministério da Cidadania lançou os requisitos de prioridade, ou seja, uma lista de famílias brasileiras que devem receber esse benefício antes dos demais.
Sendo assim, são consideradas: famílias com rendas menores, número de integrantes no núcleo familiar, cadastros que tenham sido atualizados e famílias que já recebem o Auxílio Brasil. Dessa forma, o objetivo é atingir principalmente as famílias mais vulneráveis, que estão em situação de pobreza e/ou extrema pobreza.
O Ministério da Cidadania faz o lançamento de listas das famílias que vão receber o benefício de forma antecipada.
Assim, você pode consultar essa lista usando o seu CPF (do responsável familiar) diretamente no app do Auxílio Brasil. Nesse mesmo app, você saberá qual o valor depositado.
Mas, se preferir, você pode entrar em contato usando os telefones 111, do Atendimento Caixa ou o número 121, o contato do Ministério da Cidadania.
O pagamento do Vale Gás usa um dos três canais: Poupança Social Digital, Poupança Caixa Fácil ou Plataforma Social. Vale lembrar que a Poupança Social Digital é aberta automaticamente, podendo ser acessada através do app ou no banco Caixa, para os brasileiros que recebem esses benefícios do Governo.
Além de realizar compras e pagamento usando essa conta, através de códigos de barras e cartão virtual, também pode pedir a transferência. Ou, se quiser, vá até as lotéricas para realizar o saque.
Enfim, as parcelas seguem o calendário do Auxílio Brasil e os valores sempre são depositados nos dez últimos dias de cada mês (lembrando que é bimestral) e seguindo o último número do NIS.