Carregando...

Dicas Para Otimizar a Memória do Seu Smartphone.

Publicidade

Hoje em dia, ao comprar um aparelho de telefone, a maioria das pessoas se preocupam em ter um com um bom espaço de armazenamento. Entretanto, algum dia você poderá receber aquele indesejável aviso sinalizando que você está com pouco espaço ou que ele acabou. Então, é nesse momento que você busca por dicas para otimizar a memória do seu smartphone.

Portanto, quando isso ocorre, algumas pessoas pensam que a solução é sair excluindo tudo o que estiver no celular. Mas, muitas vezes apenas isso não resolve o problema. Pois, o que poucos se atentam ou sabem, é que a própria tela de armazenamento do seu celular, indicará exatamente quanto cada aplicativo do seu celular está utilizando.

Por isso, sempre que seu celular estiver com a memória totalmente ou quase cheia, busque utilizar algumas dessas maneiras de abrir espaço em seu telefone Android ou Apple. Dessa forma, podendo fazer isso, até sem abrir mão dos seus aplicativos e arquivos favoritos.

Publicidade
Dicas Para Otimizar a Memória do Seu Smartphone
Otimizar a Memória do Smartphone (Imagem: Canva Pro)

Observe o Que Está Sendo Armazenado em Seu Celular.

Para você saber o que está armazenando e deixando o seu telefone Android pesado, vá em Configurações, depois em Armazenamento. Pois, lá será possível ver quanto espaço está sendo utilizado e quanto cada categoria está ocupando, como por exemplo aplicativos, vídeos e imagens. Ir em cada uma das categorias, dará maior detalhes e você saberá qual dos aplicativos estão usando mais memória.

Além disso, você pode detalhar em cada categoria, e excluir arquivos ou dados de cada um deles. Em “Áudio”, por exemplo, selecione um ou mais arquivos e em seguida é só excluir. Nesse sentido, você pode também ir em “aplicativos”, tocar no nome do aplicativo que deseja, e em seguida desinstalar para remover do celular.

Para otimizar o armazenamento de um celular iPhone, vá em configurações, Geral e por último em Armazenamento do iPhone. Nele mostrará um gráfico, mostrando através de cores quanto do seu armazenamento está sendo usado naquele momento e o que mais está ocupando espaço. Você também verá sugestões abaixo do gráfico de barras, sobre como liberar espaço do seu aparelho.

Publicidade

Dicas de Como limpar o Seu Celular e Aproveitar o Armazenamento.

Após saber o que está ocupando espaço no seu telefone, agora, você deverá se preocupar em maneiras para resolver esses problemas. Então, veja por onde você pode começar a “limpeza”. Primeiro, o mais recomendado é fazer backup na nuvem, onde você pode mover seus arquivos para o backup e liberar espaço em seu celular.

Você também pode mover os seus arquivos para um cartão de memória. Mas, isso só é possível se o seu celular tiver um slot para cartão SD, com ele você pode expandir a memória do seu celular. Você também pode otimizar as suas fotos, onde as versões de fotos maiores vão para a nuvem e as de resoluções menores permanecem em seu telefone.

Além disso, limpe sempre o seu cache. Se o seu telefone for Android, selecione alguns aplicativos em “configurações de armazenamento”, a opção para remover os dados ou limpar o cache. Isso removerá os arquivos que são temporários. Como por exemplo, histórico de pesquisa dos navegadores.

Leia Mais +

Sempre Remova os Arquivos Antigos.

Normalmente, a maioria dos smartphones possuem recursos extras para gerenciar seu armazenamento. Por exemplo, em elulares Google Pixel, você encontra a opção “Smart Storage”. Ao ativar esse recurso, você poderá fazer alternância na tela de configurações de armazenamento. Desse modo, o telefone removerá automaticamente backup com mais de 60 dias de fotos e vídeos. 

Além disso, caso o armazenamento de um celular já esteja praticamente cheio, fará a remoção automática de todas as fotos e vídeos em backup. Caso você não queira fazer isso, pode também limpar seus downloads manualmente, acessando apenas a sua pasta de downloads. 

O melhor de tudo, é que você pode encontrar isso nos arquivos do seu celular Android ou iPhone ou baixando o aplicativo meus arquivos em celulares Android. Portanto, leve em consideração essas dicas para otimizar a memória do seu smartphone. Pois, celular com memória cheia, nunca mais será um problema para você.

Publicidade