Carregando...

RG Digital - Baixe a Identidade Digital no Celular.

Publicidade

Primeiro, para aqueles que não sabem o que é o RG Digital, saiba que se trata da carteira de identidade nacional mais moderna. Isto pelo fato de ter maior facilidade ao emitir e também por possuir tanta versão digital quando física. Além disso, a identificação é feita através do número do seu CPF e a emissão pode ser feita em todo território nacional.

Portanto, após decreto oficial do governo, o documento foi liberado em fevereiro deste ano. Deste modo, todos os órgãos emissores em todos os estados brasileiros e, também do Distrito Federal tem prazo até o dia 6 de março de 2023 para colocarem em vigor essa mudança.

Sendo assim, até esse período, todos os estados deverão permitir a emissão do novo RG digital. Em suma, a função do RG digital, conhecido também como RG único, possui a função de substituir o RG que utilizamos atualmente. A intenção desse novo documento, é unificar os documentos RG e CPF. Com o RG digital não haverá mais números distintos para ambos os documentos, apenas o número do CPF será utilizado como forma de identificação.

Publicidade
O Que é o RG Digital
RG digital (Imagem: Google)

Qual a Vantagem de Fazer o RG Digital?

Além disso, a principal vantagem de obter o RG digital é ter mais segurança e a prevenção de golpes. Pois, com o documento atual, caso seja necessário a emissão de um documento em outro estado, era gerado um outro número.

Isto por que não havia integração da base de dados entre estados. Portanto, se uma pessoa quisesse ter um documento de identidade em cada estado brasileiro, poderia. Ou seja, isso gera uma enorme facilidade para golpistas fraudarem documentos.

Além do mais, o documento atual, possui autenticação via QR Code e também possui um código MRZ, o mesmo utilizado em passaportes. O documento terá todas as informações pessoais contando na base de dados, como nome social, nome completo, foto 3×4, certidão e outros. O cidadão, por sua vez, poderá ainda adicionar dados opcionais e particulares.

Publicidade

Como é Feita a Emissão do RG Digital.

Para emitir o RG digital, você terá que fazer presencialmente, isto porque é preciso validar algumas informações. Primeiro, você deverá comparecer em sua cidade ao órgão emissor, levando sua certidão de nascimento ou casamento. Logo depois, o seu cadastro será validado pelo órgão emissor junto a plataforma do governo.

Em seguida, será informado em quanto tempo poderá retirar o documento físico. Logo após retirar o documento físico, você poderá ter acesso a versão digital pelo seu celular. Isso deve ser feito através do aplicativo “Gov.br, na opção “carteira”. Além disso, o decreto para a emissão do novo documento, está em vigor desde o dia primeiro de março deste ano.

E, até o dia 6 de março de 2023 não será obrigatório que todos os órgãos emissores brasileiros o façam. Sendo assim, todos tem até esse período para se adequar. Além do mais, para saber se em sua cidade o decreto já está em vigor, deverá entrar em contato com o órgão responsável da sua cidade.

Leia Mais +

Para Quem é o Novo RG Digital?

Além do mais é válido ressaltar que essa nova versão do RG, também faz alteração no prazo de validade do formato anterior. Sendo assim, crianças com idade de 0 a 12 anos, e que tiver o RG no formato antigo possuirá validade de apenas 5 anos.

Agora, cidadão com idade de 12 a 60 anos continuarão a ter prazo de 10 anos de validade. No entanto, os idosos com idade superior a 60 anos poderão utilizar o RG antigo sem prazo determinado para tirar outro. Entretanto, a partir de quando o decreto entrar em vigor no seu órgão emissor, todas as solicitações de novo RG estará dentro do formato do RG digital, mesmo dentro da validade.

Sendo assim, se for necessário a emissão do documento em outra cidade, receberá a segunda via do mesmo e não outro número.

Publicidade