Carregando...

Avanços Tecnológicos que Impactaram o Mundo.

Publicidade

A evolução da humanidade acarretou num crescente exponencial de novas tecnologias. Principalmente na última década. Então, conheça os avanços tecnológicos que impactaram o mundo. Dessa forma, o mundo de hoje, é resultado de anos de evolução, e que continua se propagando diariamente.

Portanto, são vários os avanços que foram dando norte a história de toda a humanidade. Nesse sentido, modificando nossos hábitos, influenciando em nossa cultura e nos dando uma nova percepção de nós mesmo.

Contudo, neste artigo vamos te apresentar uma lista com os avanços tecnológicos que mais impactaram o Mundo e que a cada dia que passa, ainda continuam fazendo a diferença.

Publicidade
Avanços Tecnológicos que Impactaram o Mundo
Avanços Tecnológicos (Imagem: Canva Pro)

Avanços Tecnológicos que Ocorreram no Mundo.

O primeiro dos avanços tecnológicos que impactaram o mundo foi a ENIAC. Caso você ainda não saiba, esta é a sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer.

Ou seja, foi o primeiro computador eletrônico, criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly em 1946, com estimativa de 500 mil dólares gastos.

Com o tempo a tecnologia foi avançando. Portanto, atualmente existem diversos tipos de telas e até computadores holográficos, que não precisam de uma estrutura comum.

Publicidade

Internet – O Avanço Tecnológico Mais Utilizado do Mundo.

O segundo avanço que iremos citar é a internet. No ano de 1969, enviou-se o primeiro e-mail da história, nascia então nesse momento a internet. Com o tempo ela foi ganhando robustez, e hoje já estamos prestes a vivenciar o 5G. Contudo, essa é uma internet ainda mais veloz que promete transformar mais uma vez o mundo.

O terceiro avanço é a inteligência artificial. Entretanto, ainda que pareça algo novo para seu público, esse é um termo criado em 1956. Sendo assim, somente com a produção desenfreada de dados, algoritmos e armazenamento, é que passou a fazer mais sentido seu uso e aplicação prática. Acreditamos que isso seja apenas o início de algo maior.

O próximo avanço citado é o automóvel. Pois, a modernidade permitiu que as pessoas pudessem se locomover de forma mais rápida. No entanto, um dos exemplos, é o uso dos automóveis, que passaram a fazer parte da realidade durante o século XX.

Em 1886, o alemão Karl Benz patenteou seu Benz Patent-Motorwagen, sendo que um dos primeiros modelos acessíveis para todos foi o 1908 Model T, da Ford. Agora estamos nos deparando com maiores avanços no setor, como os carros voadores.

Finalizando este primeiro ponto com a eletricidade, talvez a tecnologia mais antiga e mais útil dos dias atuais, foi descoberta pelo filósofo grego Tales de Mileto. Ele esfregou um âmbar em um pedaço de pele de carneiro.

Dessa maneira observou que os pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Atualmente já existe a energia renovável, que usufruem de várias fontes como o sol e o vento, por exemplo.

Outros Avanços Tecnológicos Significativos para o Mundo.

Ocorreram outros avanços tecnológicos significativos para o mundo também. A penicilina, é o primeiro antibiótico a ser utilizado pela humanidade. Com o uso dele, se percebeu uma drástica redução da mortalidade.  

Em 1928, Alexander Fleming o descobriu. Entretanto, no ano de 1940, a penicilina já era usada nos soldados da Segunda Guerra Mundial, quando feridos. Ademais, a penicilina serve de apoio à medicina, no combate de inúmeras doenças infecciosas. Sendo desenvolvidas cada vez mais e com maior rapidez e eficácia.

Leia Mais +

Toneladas de Ferro que Podem Voar.

O avião também não poderia ficar de fora desta lista. A criação da aviação, ainda é um tema polêmico. Desse modo há duas teorias: Uma no sentido de que seu inventor foi o brasileiro Santos Dumont. A outra, de que foram os irmãos Wright. Conforme a Federação Aeronáutica Internacional, o prime voo público de Dumont ocorreu em 1906, já o dos irmãos Wright, em 1903. 

A televisão também marcou história. Ela foi inventada pelo engenheiro russo Vladimir Zworykin, no ano de 1923. Sendo assim, patenteou o tubo iconoscópico para câmara de televisão. Com o tempo lançaram televisores cada vez mais modernos e em vários tamanhos.

Agora te perguntamos, você já viu um aparelho celular? Claro que sim né! Mas brincadeiras a parte, o uso frequente do celular, somente foi permitido graças a Ericson, em 1956. A forma e uso atual é muito diferente daquele criado. Pois pesavam em média quarenta quilos e tinham um alto custo para sua produção.  Somente em 1973 a Motorola lança um aparelho mais acessível, e em 1990 que chegou o primeiro celular no Brasil.

Considerações Finais.

Gostou de conhecer os avanços tecnológicos que impactaram o mundo? Então, compartilha conosco qual desses avanços foram mais significativos para você!

Publicidade