Carregando...

Entenda o CRLV Digital.

Publicidade

Antes que você entenda o CRLV digital, saiba o que ele é, e porque é um documento indispensável no celular de qualquer motorista brasileiro. No entanto, muitos não sabem dessa possibilidade e muitas vezes vacilam ao dirigir sem o documento. Por isso, ter o Certificado de Registro e licenciamento de veiculo em seu celular é muito prático e simples.

Além disso, para quem não sabe O CRLV é o formato de documento veicular atual utilizado no Brasil. A sua emissão é feita após pagar uma taxa anual obrigatória de licenciamento. O documento, por sua vez, é válido por 1 ano, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Desde o ano de 2020, o Detran parou de fazer a emissão do CRLV impresso. Então, a partir daí a emissão passou a ser feita pelo motorista e de forma digital. Portanto, atualmente, quem deve baixar o documento digital ou imprimir é o próprio condutor do veículo. Além disso, a principal função do CRLV Digital é fazer a comprovação de que a regularização do veículo está totalmente em dia com o Detran e pode transitar normalmente.

Publicidade
 Entenda o CRLV Digital
CRLV digital (Imagem: Google)

CRLV Digital do Seu Veículo.

Sendo assim, ao baixar o CRLV digital do seu veículo, você poderá encontrar tudo sobre o seu veículo. Como por exemplo, ano do documento, a placa, modelo, marca, ano de fabricação do modelo, motorização, cor, nome do proprietário, dentre outras informações.

Além do mais, através do CRLV você também encontra todas as informações sobre recalls. Que é mencionado no documento do seu veículo quando o proprietário dentro do prazo de 1 ano não atende ao chamamento da montadora.

Além disso, o licenciamento é bloqueado até que seja resolvido o problema, deixando o licenciamento em dia. Portanto, para conseguir emitir o CRLV digital do seu veículo, o requisito principal é esse. Além de tudo, para obter o licenciamento do seu veículo, é preciso que os débitos do seu veículo estejam todos previamente quitados. Caso contrário, não é possível emiti-lo na versão digital.

Publicidade

Saiba Como Baixar o CRLV Digital do Seu Veículo.

Antes de mais nada, para ter acesso ao seu CRLV Digital, você deverá baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. Para isso, você terá que fazer login usando os seus dados do portal gov.br,. Então, basta informar o seu CPF e senha cadastrado. No entanto, se você for novato, deverá fazer o cadastro completo seguindo o passo a passo.

Desse modo, o aplicativo irá solicitar uma chave de quatro dígitos para acesso. Então, veja a seguir as etapas para conseguir baixar o seu CRLV digital no celular. Agora, após baixar o aplicativo e efetuar o login, vá na opção “Veículos”, depois é só clicar em incluir e posteriormente seguir as instruções solicitadas.

Entretanto, para aqueles que possuem o nível de autenticação comprovado ou a CNH digital, terá automaticamente o CRLV liberado no celular. Mas, caso não tenha, deverá ter em mãos o CRV e o RENAVAM para informar no cadastro. Deste modo, o CRLV digital será emitido e você poderá visualizar sempre que abrir o aplicativo. Basta apenas inserir a chave de quatro dígitos cadastrada.

Leia Mais +

Se Preferir, Imprima o CRLV do Seu Veículo.

Entretanto, se você preferir, também pode imprimir o seu CRLV digital, para ter o documento sempre dentro do carro. Sendo assim, fazer isso é opcional, pois não há leis que exijam ter o documento de forma física.

Contudo, após ter acessado o ao seu CRLV digital, basta solicitar a impressão do mesmo. Portanto, a melhor forma de imprimir o CRLV é enviando para o e-mail. Feito isso, basta abri-lo em seu computador que esteja apto para impressão.

No entanto, a versão digital pode ser muito mais eficaz, uma vez que você supostamente estará sempre com o seu celular à mão.

Publicidade