Carregando...

Saiba Tudo Sobre a Impressora 3D

Publicidade

Antes de tudo, é importante lembrar que atualmente as impressoras 3D não são mais aparelhos inacessíveis. Pois, para muitas pessoas o aparelho já é bastante utilizado. Por isso, caso você esteja pensando em obter uma impressora 3D pela primeira vez, então, esse artigo é para você. Desse modo, esteja atento a qual impressora escolher, acessórios, manutenção, etc. Portanto, saiba tudo sobre a impressora 3D e descubra as vantagens de ter uma.

Provavelmente, em algum momento você já fez alguma compra, onde algumas peças talvez tenham sido impressas em 3D. Pois, está cada dia mais comum utilizar esse tipo de peça ao invés de peças de plástico antes moldadas por injeção. Além disso, pode acontecer de um suporte de placa gráfica ter algumas peças inclusas de impressas em 3D. Ou também, pode acontecer de todos os itens serem completamente impressos em 3D.

Desse modo, caso você se considere uma pessoa criativa, ter uma impressora como essa seria ideal. Pois, através dela seria possível dar vida a toda essa criatividade. Mas, antes, você precisa saber se o investimento nesse aparelho valerá a pena. Sendo assim, veja a seguir tudo o que é preciso saber sobre a impressora.

Publicidade
Saiba Tudo Sobre a Impressora 3D
Impressora 3D (Imagem: Google)

Não precisa comprar somente impressoras caras

Primeiro, entenda que é bastante possível começar a usar a impressão 3D gastando pouco. Atualmente, existem impressoras 3D básicas que custam em média U$ 200. Com isso, você não precisa pagar por modelos mais modernos e sofisticados. Desse modo, você poderá investir em uma gama maior de impressão e com mais qualidade de modo geral.

No entanto, modelos mais em conta, talvez não tenham camas de impressão aquecidas. Então, isso pode impossibilitar o uso de certos filamentos, mas sem ocorrer problemas maiores. Além disso, resinas filamentos podem variar o preço de acordo com a qualidade. Por outro lado, o quanto irá durar, depende do quanto você pretende imprimir.

Desse modo, busque imprimir objetos menores com até 10g a cada semana para o seu filamento durar bastante tempo. Por outro lado, caso opte por fazer diversos grandes projetos, você sem dúvidas terá que substituir o seu carretel a com maior frequência. Além disso, saiba escolher o tipo de filamentos para a sua impressora. Pois, alguns podem ser mais caros e não aceitar em qualquer impressora, como os que contêm metais ou fibra de carbono.

Publicidade

Como começar a usar a impressora

Primeiro, tenha em mente que para começar a usar a impressora, você precisará de material para impressão. Por isso, a depender da sua escolha, você precisará utilizar resina ou filamento. Sendo assim, se você está começando nesse mercado agora, então poderá optar por comprar um litro de resina ou um rolo de filamento. Posteriormente, você pode começar a expandir as suas opções de impressão.

Além disso, a maioria das impressoras 3D normalmente não funcionam sozinhas, portanto, será necessário utilizar um software. Portanto, você pode encontrar opções pagas, quanto versões de software gratuitas. Além do mais, também é possível utilizar cartão SD caso não possa conectar a impressora em um computador e precisar usar outra forma para imprimir.

Ou seja, existem diversos tipos de equipamentos que serão necessários para execução de uma impressão 3D. Por exemplo, as impressoras de resina devem precisar de emparelhamento com algumas estações de lavagem e cura. Além disso, os filamentos com pedaços dispersos podem necessitar ser aparados ou também lixados. Com isso, será necessário ter ferramentas para utilizar e manter a impressora funcionando adequadamente.

Leia Mais +

A impressora 3D exige manutenção

Em suma, como visto até aqui, uma impressora 3D precisará frequentemente de manutenção para funcionar de forma correta. Pois, assim como qualquer outro objeto, é preciso manter a ordem da sua impressora. Sendo assim, observe sempre se a sua impressora está livre de sujeiras e poeira. Por fim, tenha plena convicção de que sua impressora durará muito mais tempo.

Publicidade