Carregando...

Deliciosa Receita de Esfirra de Queijo

Publicidade

Essa deliciosa receita de esfirra de queijo caseira pode ser a sua salvação na cozinha. Seja para aqueles dias em que quer algo diferente, para uma ocasião especial ou mesmo para evitar as redes de fast food, onde é comum sentir aquele aspecto farinhento nas massas. 

Pensando nisso, vamos te ensinar a preparar toda a massa e ainda dar dicas de outros recheios incríveis que você pode usar na sua esfirra. Logo, dá para fazer opções salgadas e doces, do tamanho que quiser. Além do mais, você pode encantar amigos e familiares em dias especiais, sem passar o tempo todo na cozinha. 

Então, não perca mais tempo! Pegue agora mesmo o seu bloquinho de anotações ou caderno de receitas para anotar os ingredientes que precisa comprar no supermercado ou já começar a separar tudo em potinho para sua próxima refeição. 

Publicidade
Esfirra de queijo caseira (Imagem: Google)

Receita de esfirra de queijo caseira 

Para começar essa receita incrível, você deve separar os ingredientes da massa. Então, tenha: 12g de fermento seco, 3 colheres de açúcar, 200ml de água, azeite, 400g de farinha de trigo, 200ml de água morna e sal a gosto. Para o recheio, vamos utilizar apenas 200g de mussarela, 200g de creme de ricota e cebolinha picada. 

Agora, o preparo da massa começa misturando o açúcar, água morna e fermento. Reserve, deixando descansar por quinze minutos. Enquanto isso, misture a farinha com uma colher de sopa de azeite. Acrescente o sal. Agora, vá adicionando essa segunda mistura aos poucos na primeira, sovando bem a massa, até ficar elástica. Enfim, deixe descansar por 40-45 minutos. 

O recheio é bem simples: rale a mussarela e misture com o creme de ricota, reserve. Pegue uma porção da massa e coloque em uma superfície polvilhada de farinha. Vá abrindo e deixe o centro mais finos, com as bordas mais altas. Coloque os discos em uma assadeira untada, adicione o recheio no centro, finalize com a cebolinha e leve para assar por 30 minutos, em média, a 200º. 

Publicidade

3 recheios de esfirra de queijo caseira salgados incríveis 

A primeira dica de recheio é também a mais comum. Então, pegue em torno de 300g de carne moída, 1 cebola picada em cubos, 1 dente de alho amassado, 1 tomate sem pele picadinho, salsinha, azeite e sal a gosto. É só refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentar os demais ingredientes e esperar secar bem. 

O segundo recheio é o caprese com calabresa. Dessa forma, separe e pique ou triture linguiça calabresa e misture com mussarela de búfala e cubos de tomate sem sementes. Ao final, acrescente queijo mussarela e orégano (a gosto). Se preferir, utilize molho de pimenta para versões mais apimentadas. 

Por fim, o terceiro recheio é uma versão mais vegetariana. Então, você vai precisar de palmito, berinjela, azeitonas, tomates e queijo. Basta picar a berinjela em cubos, sem casca e levar ao fogo com fios de azeite e tomate em cubos. Deixe cozer até quase fritar, o aspecto é mais pastoso. Depois, acrescente o palmito picado, coloque na esfirra e finalize com o queijo mussarela. E se você gosta de versões sem carne, folhas de rúcula com tomate seco e alho poró também vale a pena conferir. 

3 dicas de recheios doces 

O recheio doce mais popular é o brigadeiro, mas aqui vamos falar de outros. Então, o primeiro é de Nutella. Basta derreter meia barra de chocolate ao leite e acrescentar uma colher de sopa de Nutella. Misture tudo, coloque nas esfirras (rende até 3) e decore com confetes ou granulados. 

Mas o segundo recheio é de morango com ninho. Basta colocar uma colher de manteiga em uma panela, acrescentar meia caixa de leite condensado, 1 xícara de leite ninho e mexer até ponto de brigadeiro. Tire do fogo, acrescente meia caixa de creme de leite (mexa sem parar até parar de borbulhar). No final, coloque na massa, acrescente fatias/pedaços de morango e leve para assar. 

Enfim, o terceiro recheio é de banana. Tudo o que você vai precisar é de mussarela ralada, banana nanica em rodelas, leite condensado e canela em pó. Depois de cortar as bananas, pingue limão para que não escureça. Então, coloque uma porção de mussarela na base da esfirra, acrescente leite condensado, formando uma piscininha, coloque as rodelas de banana e finalize com a canela em pó.   

Receita de esfirra de queijo caseira: como fazer para a esfirra não abrir? 

Se você prefere as esfirras fechadas, o processo é quase o mesmo. Mas pegue um pouco mais de massa. Portanto, prepare a massa e comece a abrir, deixando o centro mais fundo que as bordas. Você pode fazer na mão ou na superfície. 

Ao escolher fazer na superfície, coloque o recheio e vá puxando a parte das bordas delicadamente para cima, como se você estivesse esticando a massa. Para facilitar, você pode pegar um outro disco de massa, colocando por cima e selando todas as laterais, para fechar bem. 

Se escolher fazer na mão, a dica é colocar a massa na palma, fazendo um movimento de concha. Dessa forma, você coloca o recheio no centro e consegue ir fechando com a outra mão. Para aquele formato de triângulo, feche metade e use o dedão para amassar a outra parte, pegando o centro dessa e levando até a ponta onde fechou. Pronto. Ao colocar o recheio de sua referência e fechar (ou não), é só levar ao forno e aproveitar todo o sabor! 

Publicidade